Educação, S. João da Madeira

Actividades de enriquecimento curricular arrancaram no primeiro dia de aulas – S. João da Madeira

A exemplo do que aconteceu no ano lectivo passado, todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm acesso desde o primeiro dia de aulas, e de forma gratuita, a um conjunto de actividades de enriquecimento curricular, que vão permitir ocupar as crianças, de forma lúdica e pedagógica, para além do horário lectivo. 

Em S. João da Madeira, a autarquia não quis organizar sozinha este programa lançado pelo Ministério da Educação, mas sim envolver diversas instituições que, na cidade, têm experiência e trabalho reconhecido nessa área. A grande novidade deste ano é que todos os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade passam a ter aulas de inglês, quando até aqui apenas o 3.º e 4.º ano tinha acesso a esta “disciplina”.  

Assim, os alunos têm acesso ao ensino de inglês, em sessões dadas pelo Instituto de Línguas; actividades de expressão plástica e dramática, coordenadas pelos ATL’s Gente Miúda e Santa Casa da Misericórdia; educação musical da responsabilidade da Academia de Música; e actividade física e desportiva com professores licenciados contratados pela autarquia. Finalmente, os Agrupamentos de Escolas têm a responsabilidade das aulas de apoio ao estudo. 

Iniciação à natação 

Uma aposta do Municipio é a iniciação à natação. Os alunos do 4.º ano serão transportados, todas as semanas, às Piscinas Municipais para, desta forma, terem acesso ao mundo aquático de forma gratuita e devidamente acompanhados por professores de educação física e monitores de natação.  

Diversos estudos comprovam a importância da natação não apenas para o desenvolvimento físico da criança mas também para a formação da sua personalidade e inteligência. Crianças iniciadas num programa de adaptação ao meio aquático desde tenra idade têm um rendimento mais satisfatório no seu processo de alfabetização.  

Todas estas actividades decorrerão diariamente em todas as turmas do concelho, num universo de 1500 alunos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo