Cultura, Póvoa de Varzim, Temas

Cine-Teatro Garrett de volta à vida cultural da Póvoa

Foi adjudicada a obra para a recuperação e valorização do Cine-Teatro Garrett em Reunião de Câmara, realizada ontem, 15 de Setembro.
A empreitada foi atribuída à firma Alberto Martins de Mesquita & Filhos, pelo valor aproximado de quatro milhões e 300 mil euros, um valor mais baixo do que o valor base do concurso, na ordem dos cinco milhões e 400 mil euros.
A obra tem um prazo de execução de 14 meses e o seu início está previsto para os próximos 30 dias.
Localizado no cento da cidade, o Cine-Teatro Garrett data de finais do século XIX e faz parte da memória cultural poveira. O avançar dos anos acabou por decretar o seu declínio e degradação, tendo a Câmara Municipal adquirido o espaço em finais da década de 90 do século passado.
Com esta intervenção, pretende-se recuperar a imagem de sala de espectáculos, vocacionada para a apresentação de teatro e dança, espectáculos de música ou até para a projecção de filmes de carácter não comercial, mantendo as características essenciais do edifício, com a recuperação da fachada, mas apresentando uma imagem moderna e adequada às exigências do público.
A reestruturação do edifício passa pela criação de novas acessibilidades entre todos os pisos, o redimensionamento da própria sala de espectáculos, cuja capacidade total passa a 485 lugares sentados, a criação de uma sala de apoio para recepções ou eventos de menor escala e de uma zona de bar e esplanada ao nível da cobertura do edifício, a criação de novos camarins, a reestruturação geral do palco e das áreas técnicas, entre outros aspectos. A intervenção vai permitir ainda o redimensionamento do sistema de segurança, a instalação de um sistema de climatização e a execução de novas redes técnicas de electricidade, águas, telecomunicações e informática.
A nível de acessibilidades exteriores, o acesso do público faz-se pela Rua José Malgueira, uma via pedonalizada, e o acesso rodoviário é também facilitado pela proximidade do parque subterrâneo da Avenida Mousinho de Alburquerque.

Artigo AnteriorPróximo Artigo