Desporto, Vale de Cambra

Pequim2008/Boccia – João Paulo Fernandes com nova medalha garantida – Vale de Cambra

 Portugal vai conquistar hoje duas medalhas nas provas de equipas BC1/BC2 e pares BC4, quando disputar as finais das respectivas categorias, podendo também chegar ao bronze em pares BC3, no torneio de boccia dos Jogos Paralímpicos Pequim2008.

Na prova por equipas BC1/BC2, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira, João Paulo Fernandes e António Marques vão defrontar na final a Grã-Bretanha, depois de se terem imposto à Argentina e à Espanha, nos quartos-de-final e meias-finais, respectivamente.

Em BC4, Bruno Valentim e Fernando Pereira vão defrontar um par brasileiro na luta pelas medalhas de ouro e prata.

Armando Costa, Mário Peixoto e Eunice Raimundo podem também garantir uma medalha para Portugal, caso vençam a Tailândia no jogo para atribuição dos terceiro e quarto lugares de BC3.

Filinto Carvalho, treinador da equipa BC1/BC2, está confiante e diz que “é preciso acreditar”, acrescentando: “Queremos o ouro e é por isso que estamos aqui”.

Os últimos jogos decisivos do torneio de boccia, que termina sexta-feira, têm início marcado para as 10:30 (menos sete horas em Lisboa).

O boccia é uma modalidade exclusiva para atletas com deficiência – paralisia cerebral ou doenças neuro-musculares – e consiste em lançar pequenas bolas de pele para o mais próximo possível da bola alvo.

Para os atletas com maior grau de deficiência é utilizada uma calha.

As classes desportivas dos jogos integram letras referentes à modalidade, que, no caso do Boccia, é “B” e um número, que revela o grau de deficiência. Os valores mais baixos dizem respeito a graus mais severos de deficiência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo