Póvoa de Varzim, Sociedade

Desfolhada em Rates festeja a época das colheitas – P. Varzim

           Com o aproximar da época das colheitas, o Rancho Folclórico de São Pedro de Rates vai recriar a tradição antiga das desfolhadas, no próximo dia 20, às 21h30.
            Na Casa do Lavrador, no Largo de Santo António, ao som de tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, vai desfolhar-se o milho pela noite dentro, recuperando-se uma tradição que continua a estar bem presente na memória de todos.
           A Casa de Lavrador faz parte do Ecomuseu de Rates e é considerada como um refúgio das memórias associadas à cultura dos cereais e do linho, que foram marcantes na economia e na identidade rural da freguesia. Nesta e noutras casas de lavoura praticava-se, em tempos, uma actividade mais conforme aos ritmos da natureza e tudo era festivamente produzido, temperando-se a dureza do trabalho braçal com os cantares alegres do campo, sobretudo nos rituais das colheitas, onde a interajuda familiar e vicinal, sempre gratuita e recíproca, construía momentos do melhor comunitarismo. Todos terão oportunidade de assistir à recriação destas vivências, no próximo sábado, 20, passando uma noite muito agradável em São Pedro de Rates.

Artigo AnteriorPróximo Artigo