Póvoa de Varzim, Sociedade

José Régio homenageado na Póvoa de Varzim

Para assinalar a data do nascimento de José Régio, a 17 de Setembro, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, organiza uma conferência e uma exposição em homenagem a este escritor vilacondense.
“(Re) Visitar José Régio”, assim se intitula a exposição que vai estar patente, no Diana Bar, até 30 de Setembro. A mostra, organizada pelo Museu de Vila do Conde, é constituída por seis painéis alusivos a temáticas como: o Homem, a Obra, a Casa, as Colecções e o Centro de Documentação José Régio e visa apresentar e divulgar a vida e obra do poeta, bem como a casa onde habitou na última fase da sua vida.
À inauguração da exposição, pelas 21h30, segue-se uma conferência proferida pelo Professor Doutor João Francisco Marques, intitulada “Evocação de José Régio: uma presença no Diana-Bar”.
O local do evento não poderia ser outro visto que o Diana Bar era um espaço de eleição do escritor José Régio para tertúlias com os amigos, redigir correspondência e onde escreveu alguns dos seus últimos livros, como comprova o rascunho para o 6º volume de A Velha Casa: “Começado no Diana-Bar da Póvoa de Varzim, na manhã do dia 11 de Setembro de 1967. De manhã o bar está quase deserto, com meia dúzia de pessoas que também trabalham…”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo