Matosinhos, Sociedade

Abertura ao trânsito do túnel de acesso à IKEA – Matosinhos

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, no dia 3 de Setembro abriu ao trânsito o desnivelamento rodoviário da rotunda de acesso à IKEA.

Esta obra permite a ligação, em passagem inferior, do ramo de saída da A28 (sentido sul – norte) à loja IKEA Matosinhos.

A estrutura viária envolvente à área de intervenção é marcada pela A28 e por uma via municipal de ligação entre os nós do Freixieiro e Gonçalves, na qual se insere a agora designada Rotunda da IKEA.

Perante os 5.100 lugares presentes nos 121.000 m2 de área comercial, a Câmara Municipal de Matosinhos e o Grupo IKEA conceberam um verdadeiro Master Plan rodoviário para acesso a esta grande superfície comercial.

Sucintamente, este projecto de acessibilidades visa ordenar, disciplinar e reestruturar uma zona que há muito necessitava de uma intervenção profunda e desta magnitude.

São perto de 6 km de novas vias, duas grandes avenidas, um desnivelamento da rotunda e um túnel – uma verdadeira pérola da engenharia civil – que teve um custo total de 3 milhões 200 mil euros.

Além das vantagens para o tecido empresarial desta zona, todas as novas redes viárias permitem que os matosinhenses, e obviamente os clientes da IKEA, se acomodem sem perturbar a malha urbana existente.

Além do Presidente da Autarquia, também estiveram presentes os Administradores do Grupo IKEA Portugal, o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, e os Vereadores Prof. Correia Pinto, Dra. Luísa Salgueiro e Fernando Rocha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo