Oliveira de Azeméis, Sociedade

Autarquia adere ao “ar puro” da Semana da Mobilidade – Oliveira de Azeméis

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis adere, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade (SEM) que se realiza entre os dias 16 e 22 de Setembro.

“Tudo o que fizermos em prol do ambiente e da mobilidade será sempre insuficiente e por isso, com a adesão à Semana da Mobilidade, a autarquia procura sensibilizar as pessoas para algumas necessidades que temos hoje ao nível ambiental, da qualidade de vida e da mobilidade”, afirma o vereador do pelouro do ambiente.  
“A Semana Europeia da Mobilidade é uma medida estruturante para um futuro sustentável”, adianta Albino Martins, recordando que “foi da Semana da Mobilidade que nasceu a pedonização do centro da cidade e o actual circuito de transporte urbano”. 
“Procuramos sensibilizar e promover actividades que chamem a atenção para estas questões que têm a ver com o futuro das pessoas”, sustenta o autarca.

“Vamos continuar a incentivar a população para o uso do transporte colectivo urbano e para as caminhadas chamando ainda a atenção para pormenores importantes na saúde de cada um”, esclarece o responsável pelas questões ambientais.  
Sob a temática “Ar puro para todos – Um sonho ou uma possibilidade real?”, a iniciativa tem o seu ponto alto no dia 21 no qual se assinalará o “Dia sem Carros”.  
O programa para este dia envolve, na sua maioria, actividades desportivas na Avenida António José de Almeida e noutras zonas do centro da cidade.  
A Praça da Cidade está incluída também neste “roteiro” de actividades onde se desenrolarão acções destinadas às crianças (espectáculos, pinturas faciais e escultura de balões). A zona histórica receberá a feira de artesanato urbano, uma organização do “Café&Etc”
.

Com a saúde física em mente, procurando seguir os objectivos da iniciativa europeia, a autarquia tem programado ainda para o dia 21 uma caminhada urbana. 
As actividades da semana Europeia da Mobilidade não estão concentradas apenas neste dia. Já a partir do dia 16 os oliveirenses são convidados a participar em várias iniciativas: rastreios de saúde, caminhadas nocturnas, atelier de expressão corporal, jogos tradicionais e espectáculos musicais.  
A Semana Europeia da Mobilidade arranca no dia 16 de Setembro, prolongando-se até ao dia 22 sob o lema “Ar puro para todos”.  
A Agência Portuguesa de Ambiente (APA), organismo responsável pela coordenação técnica da SEM, atribui ás autoridades locais, a nível da qualidade do ar, “um papel crucial a desempenhar na aplicação da legislação europeia e da legislação nacional, cabendo-lhes proteger a saúde dos seus munícipes”.  
Em tom de alerta a APA sustenta, no entanto, que as mesmas “só conseguirão vencer o desafio que se lhes coloca e reduzir as emissões nocivas se contarem com a ajuda de todas as partes interessadas a nível local”.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo