Póvoa de Varzim, Sociedade

José Sócrates inaugurou Centro de Novas Oportunidades – P. Varzim

José Sócrates inaugurou, ontem, um Centro de Novas Oportunidades na Escola E.B. 2,3 de Beiriz, no concelho da Póvoa de Varzim. Este estabelecimento de ensino foi escolhido pelo primeiro-ministro por ser reconhecido como “uma escola de referência no sistema educativo português, um exemplo para o país”. José Sócrates atribui um papel central à escola afirmando que “não  há sucesso económico que não se baseie na formação escolar”, acrescentando que  “nenhum país tem sucesso se não melhorar a sua educação e nós estamos a melhorar”.
O Primeiro-Ministro aproveitou ainda para revelar que nos últimos três anos houve mais alunos nas escolas e melhores resultados, reconhecendo o esforço dos professores para a obtenção dos mesmos e uma aposta continuada nos Centros de Novas Oportunidades como estratégia para combater o abandono escolar. A visita a esta escola, apresentada ao país como um exemplo a seguir, serviu também para homenagear os cerca 500 mil portugueses que já se inscreveram nos Centros de Novas Oportunidades, num acto de coragem, assumindo perante os outros que querem melhorar as suas competências e contribuir para um país mais qualificado. “A expectativa para 2008 é certificar 100 mil portugueses, dando resposta a um dos problemas mais graves do país”, concluiu José Sócrates.
Maria de Lurdes Rodrigues manifestou também a sua satisfação face ao trabalho desenvolvido pela Escola E.B. 2,3 de Beiriz como um exemplo de funcionamento que se caracteriza pela “qualidade, liderança e abertura ao exterior” na prestação de um serviço público de boa qualidade. A Ministra da Educação considera que é necessário que se eleve a qualificação dos portugueses para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Opinião partilhada igualmente por José Vieira da Silva que vê no programa Novas Oportunidades uma iniciativa de grande ambição e exigência que está contribuir para a formação dos cidadãos no sentido de lhes atribuir competências e qualificá-los.
 
José Macedo Vieira, Presidente da autarquia poveira evidenciou a aposta pessoal do Primeiro-Ministro na educação afirmando que “é uma grande honra ter aqui presente o senhor Primeiro-Ministro assim como ter uma escola tão bem liderada como esta, nesta freguesia, que é a minha, conhecida pelos tapetes de Beiriz e agora conhecida também por esta escola”. A Presidente do conselho executivo da Escola E.B. 2,3 de Beiriz, Luísa Tavares Moreira, mostrou-se igualmente honrada pela visita de José Sócrates, considerando-a, no entanto, merecida devido à dinâmica e dedicação de toda a comunidade escolar. “Esta é uma escola de muitos desafios, muita sinergia e cumplicidade, num esforço conjunto e empenhado de todos no sentido de educar e formar cidadãos autónomos, responsáveis e capazes de enfrentar a sociedade”, afirmou orgulhosa por liderar um agrupamento que se distribui por três freguesias do concelho da Póvoa de Varzim. O Centro de Novas Oportunidades de Beiriz, hoje inaugurado, conta já com cerca de 400 pessoas inscritas.
O Agrupamento de Escolas Campo Aberto nasceu há doze anos com a designação de “Campo Aberto”, inspirada num poema de Sebastião da Gama que lhe deu nome e se foi desenvolvendo porque “tudo frutificou… deu conchego e raiz a todas as sementes” (Sebastião da Gama). 
Um canal de televisão acompanhou o Primeiro-Ministro nesta inauguração e a reportagem pode ser vista no portal municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo