Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Protecção Civil aconselha medidas preventivas devido a previsões de chuva e ventos fortes

A Protecção Civil alertou ontem para as previsões de chuva e ventos fortes em algumas zonas do país no dia de hoje, emitidas pelo Instituto de Meteorologia, e recomenda cuidado na condução e a limpeza de sistemas de escoamento.

“Na sequência das previsões do Instituto de Meteorologia, a Autoridade Nacional de Protecção Civil aconselha a que se feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas, que se preste atenção a andaimes, toldos, tendas e telhados, bem como a uma possível queda de árvores”, pode ler-se num comunicado hoje divulgado.

Quem conduz, deve “reduzir a velocidade e ter atenção espscial aos lençóis de água que podem formar-se nas vias e à diminuição de visiblidade”.

A Protecção Civil aconselha ainda que se “desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais e retire objectos que possam ser arrastados e que se limpe os bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento”.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para sexta-feira períodos de chuva por vezes forte, acompanhados de trovoadas, em especial nas regiões do Norte e Litoral Centro. Ainda de acordo com o IM irá registar-se vento forte no Litoral a Norte do Cabo da Roca (até 45 km/h) até ao final da manhã, e muito forte nas terras altas (até 60 km/h).

Artigo AnteriorPróximo Artigo