Sociedade, Trofa

Semana da Mobilidade 2008 privilegia saúde e qualidade de vida dos trofenses

A Câmara Municipal da Trofa aderiu, mais uma vez, à Semana da Mobilidade promovendo entre os dias 16 e 22 de Setembro um conjunto de iniciativas estruturais e sensibilização com o objectivo de melhorar a qualidade de vida e os comportamentos e hábitos dos Trofenses.
 
Este ano, para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal da Trofa criou um conjunto de actividades e medidas dedicadas à mobilidade sustentável
 
Está assim, em marcha mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade que este ano tem o lema: ruas para as pessoas.
 
Lema que a Câmara Municipal da Trofa tem defendido ao levar a cabo uma verdadeira revolução no tecido urbano do concelho, tendo revitalizado e requalificado extensas áreas do Municipio, no sentido de criar zonas pedonais, com largos passeios propícios a caminhadas.

Na Trofa a Semana da Mobilidade vai trabalhar na área da consciencialização para a Saúde com a realização de vários rastreios, bem como na consciencialização para a poluição sonora (medições de ruído ao longo do dia na Rua Conde S. Bento). Paralelamente haverá animação de rua, um exposição de veículos alternativos, uma caminhada pelo concelho, um passeio de bicicleta por todas as freguesias, culminando no dia 22 SETEMBRO com a iniciativa NO CONCELHO DA TROFA SEM O MEU CARRO, em que será cortado o transito na principal artéria do concelho
 
Este ano são mais de 1500 as cidades e vilas europeias associadas à iniciativa que conta com a adesão de 83 cidades portuguesas.
 
 
 
Programa Oficial 2008 – Trofa
 
 
SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE
No Concelho da Trofa Sem o Meu Carro
 
 
16 SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)
10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00_ Parque Nossa Senhora das Dores – Consciencialização para a Saúde – Rastreio da tensão arterial, diabetes, colesterol e aconselhamento nutricional (organização conjunta com o Hospital da Trofa e Divisão da Educação)
 
 
17 SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
Consciencialização para a poluição sonora (medições de ruído ao longo do dia na Rua Conde S. Bento)
 
 
18 SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)
09h00 às 18h00_ Lazer e compras na R. Conde S. Bento: Animação de rua, com palhaços escultores de balões, mimos e homem no monociclo.
 
 
19 SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)
10h00 às 19h00_ Parque Nossa Senhora das Dores – Exposição temática: veículos alternativos
 
 
20 SETEMBRO (SÁBADO)
09h00_ Escola Secundária da Trofa – Percursos Verdes – Caminhada na Natureza
(organização conjunta com os Escuteiros de Santiago de Bougado)
 
 
21 SETEMBRO (DOMINGO)
09h00_ Parque Nossa Senhora das Dores – Pedalar na Trofa – Passeio de bicicleta
(organização conjunta com o Clube de Cicloturismo da Trofa)
 
 
22 SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
NO CONCELHO DA TROFA SEM O MEU CARRO
 
09h00 às 18h30_ Conviver na R. Conde S. Bento: A Rua Conde S. Bento vai estar encerrada ao tráfego automóvel, no dia 22 de Setembro. Nesta altura este espaço vai transformar-se num verdadeiro oásis no stress citadino: espaço com animação de rua e desportiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo