Oliveira de Azeméis, Sociedade

Autarquia homenageia oliveirense José da Costa – Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis assinala no dia 12 de Setembro o segundo centenário do nascimento de José da Costa, uma das figuras mais ilustres do concelho, com o descerramento de uma placa comemorativa e a apresentação de uma breve biografia escrita do homenageado.
A placa que assinalará a efeméride será descerrada às 18h00 na frontaria do mercado municipal, localizado na praça baptizada com o nome do oliveirense nascido a 12 de Setembro de 1808.
À noite (21h30), na biblioteca municipal Ferreira de Castro, António Magalhães apresentará uma breve biografia da sua autoria sobre o homenageado onde o classifica de “homem de rara coerência e de inexcedível integridade de carácter”.O texto biográfico dá conta da vida, influência e acção desenvolvida pelo dr. José da Costa quer como figura política, quer como oliveirense, tendo promovido “os mais relevantes serviços ao seu concelho e ao seu distrito”.
No plano político José da Costa foi eleito deputado em dez legislaturas (1834-1861) após o triunfo da causa liberal e nomeado ainda Par do Reino por carta régia.
A nível local, a sua acção revelou-se relevante para o desenvolvimento da região. António Magalhães refere vários exemplos, dando conta de que é a ele que “se deve a passagem da estrada real” pelo concelho e a criação, em Palmaz, de “uma unidade fabril de lanifícios, revolucionária para a época ao gerar energia eléctrica que possibilitou a primeira iluminação pública da vila de então”.
“Razões, fortes razões para que os monarcas D. Pedro V e D. Luís lhe concedessem vários títulos honoríficos e nobiliárquicos, que sempre rejeitou, à excepção da medalha das Campanhas da Liberdade, Algarismo 9”, escreve António Magalhães.
O autor da publicação considera justa a homenagem a José da Costa e explica que a biografia apenas pretende retirar o nome do conhecido oliveirense “de um certo apagamento a que a acção dos tempos inevitavelmente conduz”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo