Desporto, Matosinhos, Sociedade

Visita ao Pavilhão Gimnodesportivo do Padrão da Légua – Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, visitou hoje de manhã, as obras de construção do Pavilhão Municipal do Padrão da Légua, uma infra-estrutura que representa um investimento municipal de 1 milhão e 500 mil euros e que estará pronta no final do ano.
O Pavilhão Gimnodesportivo do Padrão da Légua insere-se numa zona urbana, paredes meias com uma outra infra-estrutura desportiva, o campo de futebol do Padroense Futebol Clube, fazendo, por isso, a articulação com esta colectividade e no sentido de vir a complementar as modalidades desportivas existentes e as respectivas modalidades de Pavilhão que lhe estão associadas.
No que se refere aos aspectos da prática desportiva, esta nova infra-estrutura prestará apoio à ao Padroense Futebol Clube, assim como à população, em geral, e ainda à população escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico que, sendo numerosa, apresenta um deficit considerável de equipamentos para este fim, em especial cobertos.
Nesta infra-estrutura desportiva os aspectos da formação, aprendizagem/iniciação e práticas de treino assumem um papel determinante, em detrimento da vertente do espectáculo desportivo, razão pela qual as áreas de público (bancada) se consideram secundárias, existindo apenas como forma de não inviabilizar a eventual realização de espectáculos desportivos, nomeadamente de carácter menos formal e que aqui possam vir a acontecer.
Neste contexto, o projecto prevê uma bancada de público do tipo amovível, transportável e constituída por módulos de 50 lugares, com estrutura metálica e cumprindo as normas de segurança aplicáveis, nomeadamente quanto à altura de degraus, guardas de protecção e demais requisitos.
O Pavilhão do Padrão da Légua assume-se como «espaço-oficina» constituindo-se como uma unidade de elevado rendimento desportivo que, apesar desta característica mais marcante, consegue igualmente responder a necessidades específicas ao nível da assistência, em eventos que assim o reclamem, já que se prevê a existência de uma área destinada a bancada de público, localizada no piso superior do corpo dos Balneários / Vestiários.
Para além do Presidente da Câmara, participaram nesta visita o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação e qualificação Urbana, Prof. Correia Pinto, e os Administradores da Matosinhos Sport, Engº Helena Vaz e Prof. António Rijo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo