Desporto, Vale de Cambra

Bandeira portuguesa hasteada na Aldeia Paralímpica – Vale de Cambra

A bandeira portuguesa já foi hasteada, ao som do hino nacional, na Aldeia Paralímpica dos Jogos Pequim2008, numa cerimónia de boas-vindas realizada segunda-feira que juntou as missões de Portugal, Malásia, Uruguai e Arábia Saudita.

Em nome do comité organizador dos Jogos, que decorrem entre 06 e 17 de Setembro, Chen Jian, um dos presidentes da Aldeia Paralímpica, deu as boas-vindas aos atletas, pedindo-lhes que “vivam ao máximo o espírito paralímpico” e façam do evento “uma ponte de compreensão entre os povos”.

A cerimónia, na qual participaram os 32 atletas da missão portuguesa que disputar as competições que decorrem em Pequim, contou com a presença do embaixador português na China, Rui Quartin Santos.

Após a cerimónia e as tradicionais “fotos de família”, o embaixador visitou as instalações da missão lusa e manifestou-se convicto de que os atletas portugueses vão “dignificar o país”.

Ausentes da cerimónia de boas-vindas estiveram os três atletas que vão participar nas competições que decorrem fora de Pequim. A dupla Bento Amaral/Luísa Silvano está em Qindgao, onde decorrerá o torneio paralímpico de vela, enquanto a cavaleira Sara Duarte prepara as competições de hipismo em Hong Kong.

Os 35 representantes portugueses nos Jogos Pequim2008 vão competir nas modalidades de atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação, remo e vela, sete das 20 que compõe o programa paralímpico.

João Paulo Fernandes, campeão paralímpico de boccia, natural de Vale de Cambra, é o único atleta do agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga presente na China.

Artigo AnteriorPróximo Artigo