Matosinhos, Sociedade

Colocação da Primeira Pedra da Capela Mortuária de Perafita – Matosinhos

O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, lançou no dia 14 de Agosto a primeira pedra da futura Casa Mortuária de Perafita, juntamente com o Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Rui Lopes e o Senhor Padre Luís Mateus.

À semelhança das igrejas antigas, esta nova capela assenta num grande eixo organizador central com entrada a poente e uma cruz no fundo de um lago biológico a nascente.Sendo este um local morfologicamente agrícola, tentou-se conferir à edificação um carácter adaptado à paisagem natural envolvente, com a utilização de granitos, água e muitos outros elementos naturais como arvores mas, simultaneamente, conferindo-lhe uma volumetria em forma de cruz que o ligue directamente à sua função especial.
No interior um grande átrio distribui para duas câmaras ardentes, para as zonas de serviço e para a capela mortuária principal, onde os visitantes poderão usufruir visualmente do elemento água através de um grande envidraçado ligado ao Lago Biológico com a sua grande cruz de madeira.

O exterior tenta satisfazer as necessidades do edifício com áreas pavimentadas de estacionamento e percursos mas envolto numa densa zona reflorestada.

O investimento na execução desta obra é de cerca de 340 Mil Euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo