Cultura, S. João da Madeira

Curso de Verão no museu – S. João da Madeira

O III Curso de Verão da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) realiza-se no Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, entre 08 a 12 de Setembro.

Durante esta formação serão apresentadas sessões teóricas e práticas por profissionais de museus, abordando as temáticas de Introdução à Museologia, Programação e Dinamização Museológica, Gestão Museológica, Exposição – Projectos Expositivos, Conservação e Restauro, Acção Cultural e Tipologias de Museus.

Para além do programa científico, o Curso de Verão contará igualmente com um programa de visitas guiadas a vários museus e centros de interpretação localizados na região de Aveiro.

O curso é promovido pela autarquia local e a APOM.

O Museu da Chapelaria de S. João da Madeira – onde decorre a formação – é o único equipamento do género da Península Ibérica.

O espaço foi inaugurado em Junho de 2005 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Localizado na rua Oliveira Júnior, o museu tem três pisos de área de exposição com todo o processo de fabrico do chapéu, bem como uma área destinada ao Serviço Educativo (onde as crianças podem realizar diversos trabalhos manuais com recurso a materiais utilizados no fabrico do chapéu), uma área destinada a exposições temporárias, um Centro de Documentação e Investigação e uma loja onde podem ser adquiridos chapéus, entre vários artigos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo