Santa Maria da Feira, Sociedade

Jovens «deputados» participam nas Jornadas da Europa – Sta. Maria da Feira

A “Assembleia de Crianças” do concelho de Santa Maria da Feira irá participar no próximo ano nas Jornadas da Europa em Joué-lès-Tours (França), anunciou fonte da autarquia.

O grupo de deputados de palmo e meio participa na iniciativa a realizar, entre 06 e 11 de Maio, no âmbito do projecto educativo “Assembleia de Crianças”.

O projecto – dinamizado pela Câmara de Santa Maria da Feira – pretende promover a participação activa dos mais novos, tendo como referência a Convenção sobre os Direitos da Criança, permitindo a liberdade de opinião e expressão.

Os pequenos “parlamentares” têm como objectivo “concretizar diversas acções no terreno, nomeadamente, nas áreas de solidariedade, cultura, prevenção rodoviária, ambiental e doméstica”.

De acordo com a fonte autárquica, o convite surgiu na reunião de trabalho anual entre o executivo municipal e a delegação de Joué-lès-Tours, que decorreu no passado dia 09, em Santa Maria da Feira.

Durante o encontro foram analisadas as propostas de trabalho para 2009 e a celebração conjunta dos 20 anos de geminação das duas cidades.

Joué-lès-Tours é cidade geminada com Santa Maria da Feira há cerca de 19 anos.

A autarquia fez coincidir este ano a reunião de trabalho com a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, com o intuito de “brindar a delegação francesa com um agradável périplo pelo certame e todas as vivências da Idade Média”.

Além de terem visitado algumas áreas temáticas integrantes da “Viagem”, os três membros do executivo de Joué-lès-Tours presentes trajaram a rigor e integraram mesmo o cortejo realizado no dia 10 de Agosto, junto da comitiva presidencial.

Artigo AnteriorPróximo Artigo