Santa Maria da Feira, Sociedade

Visionarium promove percursos pedestres em Setembro – Sta. Maria da Feira

O Visionarium – Centro de Ciência do Europarque, em Santa Maria da Feira, organiza no próximo mês um conjunto de percursos pedestres.

A região do Cabo Mondego, a praia da Aguda, as “Buracas do Casmilo” e a serra da Freita são os destinos propostos.

“Para um regresso mais tranquilo à rotina do labor quotidiano, nada melhor do que despedir-se das férias sem depressões, com a perspectiva de que há quatro sábados em que o mote são diversos percursos pedestres que privilegiam a comunhão com a natureza”, refere fonte do Visionarium.

Todos os percursos – destinados “ao público em geral e às famílias em particular” – contam com guias e monitores do centro de ciência que garantem o esclarecimento de dúvidas e a prestação de informações inerentes às temáticas suscitadas ao longo das jornadas.

A edição 2008 dos “Percursos pela Natureza” arranca no dia 06 de Setembro na região do Cabo Mondego, onde os participantes são convidados a conhecer, entre outras coisas, a origem da serra da Viagem, que há “muitos milhões de anos estava a formar-se nas profundezas marítimas”.

A segunda etapa (dia 13) decorre na praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, e a proposta passa por apreciar “in loco” a diversidade dos seres vivos tão característicos da faixa Litoral Norte.

As “Buracas do Casmilo” – nome dado a uma curiosa formação geológica – na serra do Sicó (Condeixa-a-Nova) é o destino para o dia 20.

Por fim, a 27, os caminheiros têm a possibilidade de rumar até à serra da Freita, que se estende pelos municípios de Arouca, S. Pedro do Sul

(Viseu) e Vale de Cambra ao longo de 28.659 hectares.

Informações e Inscrições no Visionarium ou através do telefone 256 370 607/27.

Artigo AnteriorPróximo Artigo