Arouca, Desporto

Monte de Santa Luzia recebe primeira prova federada de downhill no distrito de Aveiro – Arouca

O monte de Santa Luzia, em Arouca, recebe a primeira prova federada de downhill no distrito de Aveiro, numa competição onde são esperados cerca de duas centenas de atletas, afirmou fonte da organização.A primeira edição do “Downhill Arouca” – a disputar sexta-feira e sábado – integra-se no calendário regional desta variante do BTT, pontuável para o “ranking” da Associação de Ciclismo de Aveiro.

“O nosso grande objectivo é englobar um dia esta prova no Campeonato Nacional de Downhill”, disse à EDV Informação José Luís Almeida, do “Caima Adventure”, entidade que reparte a organização com o “Riders Vale de Cambra – Downhill”.

“Esta variante do BTT começa a ganhar muitos adeptos a nível nacional, mas na nossa zona ainda é um pouco desconhecida. Queremos inverter este cenário”, acrescentou.

A prova – com cronometragem a cargo da “TTcronometragens” e dos comissários da Associação de Ciclismo de Aveiro – inclui categoria de promoção (abertas a atletas de ambos os sexos a partir dos 15 anos), cadetes (1993/1992), juniores (1991/1990), elites (1989/1979), veteranos A (1978/1969), veteranos B+C (a partir dos 40 anos) e femininos (a partir dos 17 anos).

O programa arranca na sexta-feira, a partir das 15:00, com a abertura do circuito para treinos livres, seguindo-se o jantar e a “Downhill Party”.

As competições propriamente ditas começam no sábado, correndo-se a primeira manga às 14:00, estando a entrega de prémios prevista para as 18:00.

Downhill é uma das variantes do BTT que consiste em descer o mais rapidamente possível um determinado percurso.

As bicicletas usadas – com suspensão traseira e dianteira – têm de ter um quadro rijo e pneus largos de modo a aderirem o melhor possível ao piso.

Neste desporto é necessário muita técnica em descidas, saltos e pisos irregulares, assim como uma elevada velocidade de reacção e capacidade de concentração.

Artigo AnteriorPróximo Artigo