Póvoa de Varzim, Sociedade

EcoAcção de Verão deixou praias mais limpas – P. Varzim

Terminou a EcoAcção de Verão, uma campanha de sensibilização para a limpeza do areal, que “varreu” sete praias da zona urbana da Póvoa de Varzim.
Organizada pelo Pelouro do Ambiente, a acção começou a 30 de Julho na Praia Redonda e continuou o seu percurso, ao longo restantes dias, no sentido norte-sul. No entanto, o mau tempo acabou por “encurtar” o período de realização da iniciativa que assim terminou na passada segunda-feira, dia 11, um dia antes do previsto.
Nesta edição, que uma vez mais contou com o apoio da Lipor e do Programa OTL, participaram, no total, 222 pessoas, o que se traduz numa média diária de 32 pessoas. De notar que a grande maioria dos participantes eram crianças, o que prova que, de facto, estas estão mais atentas e sensíveis às causas ambientais.
Com a ajuda de cinco monitores do programa OTL, os participantes eram desafiados a contribuir para a limpeza do areal, recebendo um par de luvas e um saco para que recolhessem os resíduos e os depositassem correctamente nos Ecopontos. No entanto, esta actividade incluiu uma forte componente lúdica, na medida em que foram desenvolvidos os jogos “Atira à Lata” e “EcoCorda”, para além de se terem realizado Oficinas de Reutilização de Materiais, onde os participantes puderam pintar sobre tecido e construir flores a partir de embalagens de ovos.
Bolas de praia, sacos, chapéus, canetas, discos de praia foram alguns dos prémios de participação distribuídos no âmbito desta actividade que decorre desde 2003, com o objectivo de alertar para a importância de manter as praias limpas e de separar correctamente os resíduos, de forma a contribuir para a preservação do meio ambiente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo