Oliveira de Azeméis

“Astronomia no Verão” regressa a Carregosa – Oliveira de Azeméis

A União Recreativa “Os Amigos da Terra” (URATE), de Carregosa (Oliveira de Azeméis), vai levar a efeito este sábado mais uma edição da iniciativa “Astronomia no Verão”.

A iniciativa decorrerá no auditório da Junta de Freguesia local a partir das 21:45.

Em declarações à EDV Informação, José Augusto Santos, dirigente da URATE, disse que a “Astronomia no Verão” deste ano terá uma palestra e, depois, observações astronómicas.

“Vamos ter a presença de um comunicador nato, o professor de astronomia José Augusto Luz Matos”, referiu, adiantando que fará uma palestra sobre temas como a atmosfera, a lua, o sol, as estrelas, as constelações e as nebulosas.

“No final, se o tempo o permitir, haverá observações através de telescópios”, afirmou José Augusto Santos. Acrescentou que então será possível “observar algumas das coisas que foram explicadas na palestra”.

Refira-se que a realização da “Astronomia no Verão” resulta da adesão da URATE ao programa “Ciência Viva” do Ministério da Ciência e da Tecnologia. Em concreto, a organização do evento está a cargo da secção de Ciências e Novas Tecnologias “Engenheiro Vicente Sousa Brandão” da URATE.

“Esta iniciativa tem tido sempre muita adesão, em especial por parte dos jovens”, disse José Augusto Santos.

A primeira “Astronomia no Verão” em Carregosa realizou-se em 2004. Mas em 2003, a URATE já tinha incluído a astronomia numa iniciativa que organizou, denominada “Semana da Ciência”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo