Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Temperaturas médias conjuntas de Junho e Julho ligeiramente acima da média – IM

A temperatura média do ar durante os meses de Junho e Julho foi, conjuntamente, “ligeiramente” superior aos valores médios, nomeadamente nas temperaturas médias máximas, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Em Junho, a média da temperatura média máxima do ar foi de 26.7 graus Celsius, quando o valor normal de referência (entre 1971 e 2000) foi de 25.4 graus.

Contudo, em Julho estas temperaturas foram inferiores à média.

O valor médio da temperatura média máxima do ar em Julho foi de 27.7 graus, quando o valor normal foi de 28.7 graus, atendendo ao período referência.

Segundo o instituto, numa nota divulgada na sua página na Internet, “os valores observados confirmam (as) previsões de médio prazo anteriormente divulgadas pelo IM que admitiam ser o Verão de 2008 (meses de Junho, Julho e Agosto) um período de tempo quente e seco com valores de temperatura ligeiramente superiores à média dos 30 anos de referência”.

O IM realça que “estas previsões a mais de 3 meses devem ser sempre interpretadas com alguma reserva”, por serem probabilísticas.

A previsão do estado do tempo a partir de segunda-feira, aponta para o aumento da temperatura, adianta o IM.

No início de Junho, o presidente do IM, Adérito Serrão, disse à Agência Lusa que os modelos meteorológicos de previsão a médio prazo para Junho, Julho e Agosto em Portugal continental apontavam para menos chuva e temperaturas ligeiramente acima da média, atendendo aos últimos 25 anos.

Na altura, o presidente do IM advertiu que esta previsão a três meses é uma “previsão probabilística”, não sendo possível datar “episódios extremos” nem saber a sua duração.

Os modelos meteorológicos disponíveis no início de Junho para os três meses apontavam para a possibilidade de temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5 graus Celsius acima da média, referiu.

Artigo AnteriorPróximo Artigo