Arouca, Cultura

Roménia e Turquia representados em festival internacional de folclore – Arouca

A 26ª edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca, a decorrer entre 13 e 16 de Agosto, irá contar com a participação de grupos da Roménia e da Turquia, anunciou fonte da organização.

“Consolidado no panorama cultural arouquense, o festival é uma oportunidade para apreciarmos o que de melhor se faz pelo folclore nacional e internacional”, refere uma nota do Conjunto Etnográfico de Moldes (CEM), que organiza o certame, com o apoio da autarquia.

Em conjunto com o CEM, o “Cununa de pe Somes” (Roménia) e o “Sisli Kultur ve Turizm Dernegi” (República da Turquia) irão dinamizar no dia 13 uma oficina de dança, no Centro Cultural e Recreativo de Moldes.

No dia seguinte, a noite gastronómica – com pratos típicos dos três países envolvidos – promete “muita animação” na Escola Secundária de Arouca, a partir das 21:00.

Um colóquio (a 15) sobre o Ano Europeu do Diálogo Intercultural e o desfile etnográfico, seguido da actuação dos grupos (a 16), marcam o programa do certame que integra ainda diariamente uma mostra internacional de artesanato, no Posto de Turismo local.

Na 26ª edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca, para além do CEM e dos convidados estrangeiros, participam o Grupo Folclórico de Ereira (Beira Litoral), Rancho Folclórico de Vila Verde (Baixo Minho), Rancho Folclórico de Silvares (Beira Baixa) e Rancho Folclórico da Casa do Povo de Espinheiro (Ribatejo).

Artigo AnteriorPróximo Artigo