Matosinhos, Sociedade

Visita às Obras de Requalificação do Museu da Quinta de Santiago – Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, visitaram as obras de requalificação do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.

Apesar da qualidade de construção do edifício, projectado pelo Arquitecto Nicola Bigagglia, bem como da recuperação realizada há cerca de 10 anos pelo Arquitecto Fernando Távora, assistiu-se a uma degradação progressiva deste espaço museológico que se encontrava em situação que, (pelo menos no que respeita ao seu exterior) reclamava obras urgentes de conservação sob pena de ser afectado gravosamente esse valor patrimonial.

Exteriormente, a obra inclui o arranjo da cobertura, substituição das vedações do telhado, lavagem de cantarias, azulejos e rebocos, substituição ou recuperação de caixilharias e portadas, em madeira ou ferro, colocação de vidros, tratamento de fissuras, e pinturas de rebocos e de elementos de madeira ou de ferro.

Interiormente, a recuperação de pinturas de paredes e tectos, com especial cuidado nas pinturas decorativas, recuperação de pavimentos de madeira ou mármore, substituição de pavimentos nas instalações sanitárias e todo o piso 1, desinfestação de todos os pavimentos de madeira, assim como mobiliário, remodelação de toda a rede eléctrica, recuperação de tecidos em paredes (sedas). No piso 1, as obras incluem a criação da loja do Museu, camarins, sala de chá, espaço Internet e esplanada exterior.

As obras estão a decorrer, estando programada para as primeiras semanas de 2009, a reabertura deste espaço museológico de Matosinhos, integrante da Rede Portuguesa de Museus.
A reabertura trará algumas novidades no que se refere ao seu programa expositivo e aos serviços que este museu assegura.

O custo total da obra é de cerca de 950 Mil Euros, sendo que destes, cerca de 505 Mil Euros, foram financiados pelo POC (Programa Operacional da Cultura).

Artigo AnteriorPróximo Artigo