Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Hoje é Dia Mundial da Juventude

O Dia Internacional da Juventude é hoje assinalado com várias “borlas” em transportes públicos, museus, espectáculos, bibliotecas e piscinas municipais e também como uma “comemoração de realidades actuais e perspectivas futuras”, segundo o Secretário de Estado da Juventude.

“São um conjunto de acessos habitualmente procurados pelos jovens”, resumiu Laurentino Dias, referindo-se a uma vasta lista de espaços e actividades disponíveis para jovens entre os 12 e os 25 anos.

Os acessos gratuitos resultam de parcerias entre o Instituto Português da Juventude e os ministérios da Presidência, das Obras Públicas e Transportes e da Cultura.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses também se associou e no total quase 200 autarquias juntaram-se às comemorações.

A estratégia actual para a Juventude, segundo Laurentino Dias, passa por “dotar de instrumentos de modernidade” os jovens para que estes preparem melhor o futuro ao nível escolar, o ingresso no mercado de emprego e terem igualdade de oportunidades e estilos de vida saudáveis.

Como exemplo prático de quem superou os “desafios” lançados e soube aproveitar as oportunidades disponíveis, Laurentino Dias aponta o atleta olímpico Pedro Póvoa, que terminou, através do programa Novas Oportunidades, o 12º ano. O diploma foi conseguido na sexta-feira, em vésperas da sua partida para Pequim, onde participará no torneio olímpico de Taekwondo.

O governante destacou ainda as iniciativas que têm facilitado o acesso dos jovens a computadores e à Internet (e-escolas) e as que financiam o primeiro emprego.

Entre as “borlas” de hoje, estão ainda um baptismo de mergulho em Monção, slide em Melgaço ou workshops de musicoterapia e ioga do riso em Coimbra.

Na lista estão ainda incluídas aulas de equitação grátis, em Reguengos de Monsaraz, descontos em Karts, em Almancil, e nas Pousadas da Juventude, para além da participação em módulos gratuitos de cursos de tecnologias da informação.

Os transportes públicos são grátis em Lisboa e no Porto.

O Dia Internacional da Juventude foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU em 1999. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo