Arouca, Sociedade

FAMA quer fazer levantamento da realidade associativa do concelho – Arouca

A Federação de Associações do Município de Arouca (FAMA) pretende catalogar as associações concelhias para memória futura.

“Estamos a iniciar um trabalho de catalogação das associações. Pretendemos ir ao encontro das associações, da sua história, da sua actividade regular, dos conhecimentos que possam servir para ajudar outras associações, culminando com a publicação de um livro com anexos sobre folclore, para preservarmos estes conhecimentos para memória futura” afirmou Pedro Magalhães, presidente da FAMA.

A federação está ainda a estudar a possibilidade de organizar um “campeonato municipal de jogos tradicionais, para recuperar essa tradição” e tem desenvolvido “um intenso trabalho” no âmbito da formação, com cursos de contabilidade e gestão associativa, acções sobre o regime jurídico associativo e formação para árbitros de futebol, em cooperação com a Associação de Futebol de Aveiro e a Federação Portuguesa de Futebol.

“A nossa actividade desenvolve-se em três vertentes: representatividade (a FAMA representa frequentemente as associações perante as entidades oficiais); mediação (intervindo na resolução de problemas e na procura de consensos); formação (iniciada por esta direcção, para prepararmos as associações para os novos desafios); e a organização de eventos anuais marcantes, que mobilizem as associações e as populações (casos do desfile de Carnaval e do Campeonato Municipal, a decorrer)”, acrescentou Pedro Magalhães.

A FAMA congrega actualmente 37 associações do concelho (quase metade das associações arouquenses) e está, actualmente a organizar o Campeonato Municipal de futebol de sete, a decorrer no Complexo Desportivo Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo