Cultura, Santa Maria da Feira

Receitas medievais editadas em livro – Sta. Maria da Feira

A Loja Oficial da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, instalada na Casa do Moinho, e o Posto de Turismo de Santa Maria da Feira têm disponível um livro de receitas medievais com sugestões de carne, peixe e doces da época. Para além das receitas, esta publicação apresenta uma contextualização dos alimentos na Idade Média.  

Empadas e escabeche de peixe, peixe ao sal, galinha cozida e ensopada, costelas de porco com favas e vaca picada em seco são algumas das receitas de carne e peixe. Tigelada e laços são propostas de doçaria.  

Na época medieval, o pão e o vinho eram a base da alimentação. As farinhas eram também ingredientes base para a confecção de sopas e papas – dois pratos essenciais na alimentação de ricos e pobres.  

A carne (de caça e de criação) era, sem dúvida, o alimento mais apetecido por todas as classes sociais. Mas o peixe (fresco, salgado, seco ou fumado) também partilhava um importante lugar na alimentação medieval, especialmente em épocas de jejum e abstinência. Hortaliças, legumes e outras leguminosas eram muito utilizados na confecção de sopas, papas ou no acompanhamento de outros pratos.  

Curiosamente, e de acordo com documentos datados do século XII, o consumo de pastas de tipo filiforme também seria comum na confecção de pratos de aletria e macarrão, e de massas tenras e folhadas para pastéis, pastelões ou empadas de carne.  

Esta publicação apresenta ainda sugestões de doçaria e aborda a utilização de temperos e ervas de cheiro, fruta e frutos secos nas ementas.  

O livro de receitas é uma edição da empresa municipal Feira Viva, que tem a seu cargo a produção executiva da Viagem Medieval. O texto de contextualização dos alimentos na época medieval é da autoria de Ana José Oliveira, directora artística do evento, e as receitas foram confeccionadas pelo chefe de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira, Delfim Silva.  
 
 

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria decorre até 10 de Agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira. Mais informações em www.viagemmedieval.com. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo