Cultura, Santa Maria da Feira, Sociedade

Loja Pronoivas vence concurso – Sta. Maria da Feira

A loja de vestuário de noivas Pronoivas foi a vencedora do concurso “Estabelecimento Medieval Oficial”, realizado no âmbito do “Projecto Envolver” da Viagem Medieval, que registou 27 participações. Para além do primeiro prémio, foram atribuídas nove menções honrosas e 17 certificados de participação. 

Depois de uma pesquisa no livro “História de Portugal”, de José Hermano Saraiva, a proprietária da loja Pronoivas, Graça Loureiro, decidiu recriar no seu estabelecimento comercial o Milagre das Rosas, protagonizado pela Rainha D. Isabel. Para o efeito, adquiriu na Loja de Trajes Medievais, sediada na Casa do Moinho, um vestido alusivo à época e utilizou ainda uma série de materiais que permitiram retratar, o mais fielmente possível, todos os pormenores do episódio escolhido. A montra foi executada com a colaboração da florista Casa Orquídea, de São João da Madeira. 

Natural de Coimbra, Graça Loureiro admite ter sentido “uma maior responsabilidade” na elaboração desta recriação do Milagre das Rosas, que terá ocorrido naquela cidade. A proprietária da loja vencedora salienta a importância deste tipo de envolvimento nas actividades culturais e recreativas organizadas pela autarquia feirense e entende que esta é uma forma de divulgar o concelho de Santa Maria da Feira, frisando que “o comércio é a mola de desenvolvimento do Município”.  

Lista de classificações

Para além do primeiro prémio, foram atribuídas nove menções honrosas aos seguintes estabelecimentos: Baú (artigos para o lar); Baú dos Sonhos (decoração); Bonzão (supermercado); Escadas para o Céu Bar (bar/café); Farmácia do Cavaco (produtos farmacêuticos); Lmed Pharma (para-farmácia); Residencial dos Lóios (hotelaria); Victória Rua (cabeleireiro); e Vinixá (chás, vinhos e acessórios). Aos restantes participantes foram atribuídos certificados de participação. Foram eles: Cacciatrice – Jóias Actuais (ourivesaria), Café O Trovador (restauração), B-Shop (bazar Barbie), Casa das Fogaças (padaria/confeitaria), Florista Girassol (flores), Fórum Café (restauração), Fotozé (fotografia), Gelfeira (congelados), Linda Flor (arte floral), Loja Pinóquio (pronto-a-vestir), Óptica Fotozé (optica), Ourivesaria Varelas (ourivesaria/relojoaria), Pão Quente Santa Maria (padaria/pastelaria), Quincas Boutique (pronto-a-vestir), Rua Direita (restauração e bebidas), Sofia (manicure/pedicure) e Villa Café (restauração). 

Prémios

Ao primeiro classificado foram atribuídos dois bilhetes para a Ceia Medieval no Castelo e dois bilhetes para o Grande Torneio. Os participantes que obtiveram menções honrosas foram premiados com dois bilhetes para o Grande Torneio e os restantes receberam um certificado de participação. Todos receberam bilhetes para as Justas Medievais. Ao associarem-se a este concurso, os participantes foram desafiados a adaptar a sua actividade comercial à época medieval, através da decoração do interior dos seus estabelecimentos, das montras e fachadas, bem como a utilização de trajes medievais.

O objectivo deste concurso foi claramente alcançado, com o reforço do envolvimento do comércio local no espírito da Viagem Medieval.  

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria decorre até 10 de Agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira. 

Santa Maria da Feira, 6 de Agosto de 2008

Artigo AnteriorPróximo Artigo