Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Julho com temperaturas e precipitação abaixo dos valores normais – IM

Os valores das temperaturas e precipitação do mês de Julho foram inferiores aos valores normais do período de referência (1971-2000), segundo o boletim climatológico mensal do Instituto de Meteorologia (IM).

O IM classifica o mês de Julho como “Seco” a “Muito Seco” face aos valores inferiores da precipitação, com excepção feita às regiões do Douro Litoral, Miranda do Douro e Barlavento algarvio.

Os valores médios da temperatura máxima foram inferiores aos valores normais em menos um grau Celsius, enquanto os valores médios da temperatura mínima foram inferiores em 0,9 graus Celsius.

Contudo, em Julho registaram-se temperaturas máximas acima dos 40 graus Celsius em 5 estações da rede do IM, nomeadamente em Alvega, Miranda do Douro, Coruche, Portel e Beja.

Quanto à situação de seca meteorológica, 49 por cento do território entrou em situação de seca fraca, na área que corresponde a quase toda a região Sul e parte da região Centro.

O restante território encontra-se em situação normal, segundo o IM.

Em Junho, 43 por cento do país encontrava-se em situação “Normal”, 54 por cento em situação de “Chuva Fraca” e apenas o interior do baixo Alentejo (três por cento) encontrava-se em situação de seca fraca.

A escala do IM para o fenómeno da seca apresenta nove níveis e varia entre “Chuva Extrema” e “Seca Extrema”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo