Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Radiação ultravioleta com valores muito elevados

Quatro distritos do interior de Portugal continental estão hoje com aviso Laranja e sete com aviso Amarelo devido às altas temperaturas que deverão chegar aos 39 graus em Portalegre e Évora.

Com aviso Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro, estão os distritos de Bragança (36º), Guarda (34º), Portalegre e Évora (ambos com 39º).

O aviso Amarelo, o segundo da mesma escala, foi accionado pelo Instituto de Meteorologia para os distritos de Braga, Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Beja, Setúbal e Lisboa.

Porto deverá chegar hoje aos 27º, Lisboa aos 33 e Faro aos 30º.

A partir de terça-feira, o IM prevê uma descida de temperatura, que começará nas regiões do litoral, estendo-se posteriormente para o resto do território.

Também o grupo central dos Açores está hoje com aviso Amarelo, mas devido à precipitação que poderá ser moderada a forte.

A radiação ultravioleta vai atingir hoje valores muito altos em todo o território continental, aconselhando o Instituto de Meteorologia que as pessoas se protejam da exposição solar.

A escala da radiação UV apresenta cinco níveis, sendo o “Muito Alto” o penúltimo.

Quanto ao risco de incêndio, será “Máximo” em alguns concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Portalegre, Castelo Branco e Santarém.

Para o interior norte e centro, bem como a região do Algarve prevê-se um índice “Muito Elevado”.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) tem accionado desde sexta-feira o alerta “Amarelo”, o segundo nível de uma escala de quatro, para os incêndios florestais, que se deverá estender até às 20:00 de terça-feira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo