Póvoa de Varzim, Sociedade

Colónia de Férias “Verão 2008/DESCOBRIR A BRINCAR” começa já para a semana – P. Varzim

Começam no próximo dia 4 as Colónias de Férias “Verão 2008/ DESCOBRIR A BRINCAR”, promovidas pelo Pelouro da Acção Social da autarquia.
Dirigidas a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, as Colónias de Férias contam com um programa onde se incluem actividades culturais e desportivas, para além de visitas a outros locais fora do concelho.
Reafirmando o sucesso que esta iniciativa tem entre os jovens, a Colónia de Férias de Verão viu, uma vez mais, as vagas serem totalmente preenchidas, sendo que nesta edição vão estar presentes cerca de 200 participantes.
Entre 4 e 8 de Agosto decorrem as actividades para as 85 crianças entre os 6 e os 9 anos. O primeiro dia é inteiramente dedicado ao desporto visto que a manhã será passada com jogos no Estádio Municipal e a tarde nas piscinas da Varzim Lazer. No dia seguinte é a vez de visitar Vila do Conde, mais concretamente a Nau Quinhentista e a Alfândega Régia, a que se segue uma sessão de cinema, à tarde, no Arrábida Shopping. Quarta-feira, 6 de Agosto, o Auditório Municipal é o ponto de encontro, onde, às 8h30, se dá a partida para o Buçaco, local que as crianças vão descobrir durante a manhã, seguindo-se, no período da tarde, a aguardada visita ao Portugal dos Pequeninos, em Coimbra.  A piscina volta a ser a actividade matinal de dia 7, a que se segue mais uma visita cultural, desta feita a Barcelos, para visitarem o Museu da Olaria. O último dia, 8 de Agosto, é inteiramente dedicado a uma visita a Espanha, com passagens por Vigo e pela Praia do Samil, sendo que a partida se dá às 7h30 no Auditório Municipal.
Na semana seguinte, de 11 a 14 de Agosto, começam as actividades para os jovens entre os 14 e os 15 anos, num total de 35 participantes. Estes vão passar a semana em Vieira do Minho, onde vão desenvolver actividades desportivas, participar numa viagem de barco e ainda dar um “pulo” até Santiago de Compostela, local onde vão passar todo o dia 12.
A Colónia de Férias termina com o programa preparado para as 85 crianças entre os 10 e os 13 anos, que decorre entre 18 e 22 de Agosto. Os primeiros dois dias são passados com um programa semelhante ao preparado para as crianças entre os 6 e os 9 anos. No entanto, no dia 20 e após uma manhã passada novamente na piscina, as crianças vão participar num pedipaper fotográfico na Póvoa de Varzim, terminando, para estes, a Colónia de Férias com duas visitas culturais: a primeira no dia 21 a Viana do Castelo, incluindo passagens pelo Centro Histórico, pelo Navio Gil Eanes e pelo Destacamento Territorial da G.N.R, onde vão assistir a demonstrações cinotécnicas e aprender sobre as regras de trânsito; a segunda decorre no dia 22, altura em que os participantes vão até à vizinha Espanha, também até Vigo e Praia do Samil.
O Pelouro da Acção Social apoia também as Colónias de Férias dinamizadas por Juntas de Freguesia do concelho, como foi o caso da organizada pela Junta de Freguesia de Rates, que decorreu de 7 a 11 de Julho e a de Laundos, que também decorreu em Julho, entre os dias 7 e 31. As Juntas de Freguesia de Estela, Navais e Aguçadoura preparam também uma Colónia de Férias, a decorrer entre 4 e 14 de Agosto (de 4 a 8 para participantes entre os 14 e os 16 anos e de 11 a 14 para participantes entre os 10 e os 13 anos). Os participantes desta colónias juntam-se com os participantes das Colónias dinamizadas pela Acção Social para uma Festa Final, a realizar-se no Auditório Municipal, às 21h30 do dia 23 de Agosto, altura em que cada grupo apresenta uma música, um desfile de moda, uma pequena peça de teatro, entre outras apresentações, de forma a despedirem-se, pelo menos até para o ano, das Colónias de Férias.
Organizadas há vários anos, as Colónias de Férias contam com o contributo de Monitores Voluntários provenientes quer da Bolsa de Voluntários quer da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim. Esta actividade tem como objectivo ocupar os tempos livres da população mais jovem em período de férias escolares e insere-se no Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências.

Artigo AnteriorPróximo Artigo