Cultura, Matosinhos

Exposição Colectiva de Fotografia “Entre Nós” – Matosinhos

O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, inaugurou no dia 26 de Julho, na Galeria Nave dos Paços do Concelho, a exposição colectiva de Fotografia «Entre Nós». Na inauguração também marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Dr. José Cascarejo, e o Vereador da Cultura Fernando Rocha.

Assente na formação de dois grupos de jovens entre os 11 e os 16 anos, um centrado no bairro do Seixo em Matosinhos e outro proveniente de diferentes espaços rurais do concelho de Alijó na região do Douro, abordando e ministrando conceitos básicos do registo fotográfico, a ideia pilar do projecto é baseada na criação final de um trabalho fotográfico onde se pretende realçar um ponto de vista íntimo, directo e honesto dos mais novos sobre os seus próprios espaços sociais e familiares.

Dessa forma, resulta o confronto saudável entre as duas visões aparentemente antagónicas: por um lado os que residem em espaços rurais mais ou menos isolados no interior de Portugal e, por outro lado, a dos que residem em bairros sociais tão comuns nos centros urbanos junto ao litoral.

Daí, além de todo um trabalho que visa incentivar e sensibilizar os mais jovens a questões de observação, interpretação e expressão, num projecto tanto de representação como de descoberta, é igualmente um estudo de relevante valor social sobre o contraste ainda tão evidente entre o Portugal do interior e do litoral, o das aldeias e o dos bairros, o rural e o urbano.

A exposição está patente ao público até ao dia 21 de Setembro, com o seguinte horário:
Segunda a Sexta-feira – das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Sábados, Domingos e Feriados – das 15h00 às 18h00

Artigo AnteriorPróximo Artigo