Arouca, Cultura

“Cister, Sabores e Saberes” ajuda a revitalizar o mosteiro – José Artur Neves – Arouca

A iniciativa “Cister, Sabores e Saberes”, a decorrer até domingo no Mosteiro de Arouca, integra-se no lote dos “grandes momentos culturais” realizados anualmente no concelho, afirmou o presidente da Câmara Municipal, José Artur Neves.

Em declarações à EDV Informação, o autarca sublinhou a importância deste tipo de actividades para a dinamização do próprio turismo local, uma das principais apostas da autarquia.

“Este monumento nacional que nós aqui temos em Arouca é a âncora do nosso desenvolvimento turístico, como o foi ao longo de muitos séculos. E o “Cister, Sabores e Saberes” destaca ainda mais a dimensão do mosteiro na nossa história”, disse José Artur Neves.

O presidente da autarquia, que inaugurou sexta-feira a mostra englobada no “Cister, Sabores e Saberes”, referiu-se ainda ao “grande números de eventos que todos os anos se realizam no mosteiro, um facto que engrandece e revitaliza o monumento”.

“Cister, Sabores e Saberes” – dinamizado pela Associação Anima Património – conta como habitualmente com a participação de representantes de espaços ligados às ordens beneditinas e cistercienses, alguns dos quais vindos de Espanha.

O certame surge com “a necessidade de preservar o património, parte integrante da história do concelho de Arouca, promover o turismo e divulgar o património local”.

Visa ainda – segundo os seus promotores – contribuir para “uma maior divulgação dos festejos em honra de Santa Mafalda, no ano em que assinala o 750º aniversário da sua morte”.

Em 2007, a organização registou cerca de 12 mil visitantes, um número que espera ultrapassar este fim-de-semana.

Debates, exposições temáticas, visitas guiadas, intervenções de comunidades religiosas e concertos integram o programa diário (sempre entre as 10:00 e as 24:00).

O evento – que tem o apoio da autarquia local – inclui ainda espaços de fabrico e venda de doçaria, licores, ervas medicinais e vinhos da região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo