Desporto, Matosinhos

Troféu Nacional de Trial Urbano 2008 – Matosinhos

Leça da Palmeira acolheu a 1ª Prova do Troféu Nacional de Trial Urbano, uma organização da Câmara Municipal de Matosinhos e da Federação Nacional de Motociclismo, que decorreu dia 19 de Julho na marginal da Praia do Aterro (junto ao farol de Leça). Um espectáculo de fortes emoções e muita adrenalina!

O Trial Urbano é uma das principais modalidades do motociclismo mundial, e consiste num conjunto de provas, com recurso a obstáculos naturais e artificiais.

Esta é uma competição de grande nível e disputada pelos melhores pilotos nacionais da modalidade, nomeadamente Pedro Sousa, vencedor do Campeonato Nacional de Trial Indoor 2008; André Garcia, João Ribeiro, Nuno Santos, Pedro Maia. Os cinco pilotos de Trial entregaram-se a uma nova variante da modalidade, enfrentando o tipo de obstáculos normalmente vistos no “Indoor”, mas instalados ao ar livre.

Para o efeito, foram utilizadas seis zonas de obstáculos normais – quatro delas percorridas nos dois sentidos, elevando assim para dez o quantitativo de zonas a cumprir – mais o “salto em altura” e a paralela. A prova disputou-se numa única volta a este percurso.

Desde cedo Pedro Sousa começou a destacar-se da concorrência, para conquistar uma vitória folgada. O resultado final expressa bem esse domínio, pois o jovem minhoto totalizou 19 pontos de penalização, contra 35 do 2.º classificado.

Renhido foi o confronto pelo segundo lugar, a envolver três pilotos, sendo que ao longo da prova a diferença entre eles normalmente não ultrapassou os quatro pontos. Na fase derradeira acabou por superiorizar-se João Ribeiro, seguido por André Garcia e Pedro Maia, enquanto Diogo Vieira fechou a tabela. Na cerimónia do pódio, a entrega dos prémios coube ao Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.

Após esta jornada inaugural, o Troféu de Trial Urbano compreende ainda mais duas provas, a realizar nos dias 30 de Agosto na Maia, e a 7 de Setembro em Paços de Ferreira.

Classificação: 1.º Pedro Sousa (Gas Gas 125) 19 pontos; 2.º João Ribeiro (Gas Gas 300) 35; 3.º André Garcia (Scorpa 250 4T) 37; 4.º Pedro Maia (Gas Gas 300) 39; 5.º Diogo Vieira (Gas Gas 125) 44.

Artigo AnteriorPróximo Artigo