Matosinhos, Sociedade

Inauguração do Parque de Estacionamento da Praia da Quebrada – Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, inaugurou no dia 17 de Julho o Parque de Estacionamento da Praia da Quebrada, na freguesia de Lavra. Um investimento de 350 mil euros inserido no Plano Requalificação da Orla Costeira Matosinhos Mar.

O Parque de Estacionamento da Praia da Quebrada, com cerca de 5.000m2, disponibiliza 89 lugares de estacionamento automóvel, 4 dos quais para deficientes e 2 para veículos prioritários, 8 lugares para motociclos, 3 lugares para autocarros e 12 lugares para velocípedes. Aposta também na demarcação de áreas de estar com a implantação de uma vasta plataforma de madeira que integra pequenos equipamentos de apoio (chuveiros, lava-pés, parque de bicicletas) bem como mobiliário urbano.

O Parque de Estacionamento foi pavimentado em cubo de granito e entre cada 3 lugares foram implantadas caldeiras arborizadas delimitadas com guias de pedra. A Norte e a Poente do parque construiu-se um passeio contínuo para peões, que faz a transição entre a zona de circulação dos carros e a plataforma de madeira sobre-elevada cerca de 50cm em relação ao mesmo e solta do terreno em que assenta.

Esta plataforma de madeira faz, por sua vez a delimitação das zonas de duna a proteger e ao mesmo tempo serve de recepção ao areal e/ou espaço de restauração de apoio à praia e foi idealizada como uma “bolsa de ar” introduzida ao longo do passadiço que se está a criar no intuito de permitir ao cidadão percorrer, sem obstáculos, toda a costa do concelho de lés a lés.

O Parque de Estacionamento da Quebrada faz parte de um conjunto de elevados investimentos – cerca de 50 milhões de euros – realizados pela autarquia no âmbito do Plano de Requalificação da Orla Costeira, a decorrer com várias frentes de obra, aos longo dos 9 quilómetros de frente marítima.

Para além do Presidente da Câmara, marcaram presença neste evento a Vereadora responsável pelo Pelouro do Ambiente, Dra. Joana Felício, o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, bem como os Vereadores Fernando Rocha e Prof. Correia Pinto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo