Cultura, Sociedade, Vale de Cambra

“Romaria à moda antiga” envolve colectividades da região – Vale de Cambra

O lugar de Gestoso, em S. Pedro de Castelões (Vale de Cambra), vai viver este fim-de-semana a recriação histórica de uma “romaria à moda antiga”.

A abertura está marcada para as 14:30 do próximo sábado, em frente à Igreja, no Parque da Senhora da Saúde da Serra e o evento será subordinado ao tema “Nossa Senhora da Saúde, do mar até p’ra lá das serras”.

A festividade vai incluir o já habitual Encontro Folclórico e Etnográfico “Romaria de Outros Tempos”, que vai na sua terceira edição.

Vão participar no evento os seguintes grupos: Associação Cultural e Recreativa de Vilar, Oliveira de Azeméis; Associação de Cultura, Recreio e Desporto “As Lavradeiras de Sarrazola”, Aveiro; Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses de Sandiães”, Vale de Cambra; Grupo de Cantares da Associação “Villa Cesari” de Cesar, Oliveira de Azeméis; Grupo de Danças e Cantares “Recordar é Viver”, de S. Martinho da Gândara, Oliveira de Azeméis; Grupo Etnográfico “Terras de Cambra”, Vale de Cambra; Grupo Etnográfico e Folclórico de S. Pedro de Castelões, Vale de Cambra; Grupo Folclórico de Esgueira, Aveiro; Grupo Folclórico “O Cancioneiro de Ovar”; Grupo Folclórico “Os Fogueteiros de Arada”, Ovar; Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Ul, Oliveira de Azeméis; Grupo Regional de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo, Ílhavo; Rancho Folclórico S. João de Casal Comba, Mealhada; Rancho Folclórico da Associação “Amigos de Rossas”, Arouca; Rancho Folclórico Infantil “As Andorinhas de S. Silvestre”, Murtosa; Rancho Folclórico “Terras de Arões”, Vale de Cambra; Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré, Aveiro; Rancho Folclórico de Fonte de Angeão; Vagos; Rancho Folclórico dos Milagres, S. Pedro do Sul; Rancho Infantil e Juvenil “A NOZ” de Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis; Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro, Mealhada; Rancho Infantil “Florinhas de Silva Escura”, Sever do Vouga; e Rancho Regional da Vila de Lobão – Centro Cultural e Desportivo, Santa Maria da Feira.

Do programa, destaque-se, no sábado, entre as 15:00 e as 19:00, a animação do arraial, pelos grupos de folclore e pelos figurantes: o regedor, ciganos, barbeiros, romeiros, pedintes, pregões e carteiristas, entre outras figuras típicas.

O arraial vai contar também com tasquinhas e espaços para a venda de produtos regionais.

No domingo, realce para a componente religiosa da festa, com Missa Solene no Santuário, pelas 10:30, seguida de Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

O carácter tradicional da romaria leva a entidade organizadora – a Câmara Municipal – a aconselhar a formação de grupos informais de romeiros, que poderão participar, com tocatas e muita animação, nas caminhadas e acompanhar os ranchos até ao alto da serra.

A utilização de candeias e gasómetros, durante a noite, assim como levar farnel e usar roupas de época ajudarão a recriar os ambientes festivos de outros tempos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo