Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Índice de radiação ultravioleta «Muito Alto» em todo o País

                Doze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje em alerta Amarelo devido à previsão de temperaturas elevadas, que devem chegar aos 35 graus em Beja e Évora, de acordo com o Instituto de Meteorologia.

O alerta Amarelo, o segundo numa escala de quatro, está em vigor até às 08:00 de sexta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora.

As temperaturas máximas esperadas para hoje são de 32 graus no Porto, 34 em Lisboa e 28 em Faro.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou na sua página alguns conselhos devido ao calor, nomeadamente a ingestão de líquidos mesmo nos casos que não se sinta sede, utilização de roupas leves, claras e largas, inibição de consumo de álcool e recurso a banho com água tépida no caso de o corpo estar muito quente.

O risco de incêndio é hoje “Máximo” em vários concelhos dos distritos de Leiria, Coimbra, Santarém, Portalegre e Castelo Branco.

Para a maior parte do território no Norte e Centro, bem como para o distrito de Faro, prevê-se um risco “Elevado” de incêndio e, em alguns concelhos dessas regiões, de “Muito Elevado”.

A classe do risco de incêndio apresenta cinco níveis e varia entre o “Reduzido” e o “Máximo”.

O índice de radiação ultravioleta (UV) prevista para hoje é “Muito Alto” em todo o território continental.

O Instituto de Meteorologia aconselha a utilização de óculos de Sol, chapéu, protectores solares, t-shirt e desaconselha a exposição solar às crianças.

Este índice varia, em cinco níveis, entre o “Baixo” e o “Extremo”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo