Desporto, S. João da Madeira

Director da comissão organizadora dos Jogos da Lusofonia é de S. João da Madeira

O director executivo da comissão organizadora da segunda edição dos Jogos da Lusofonia é João Ribeiro, natural de S. João da Madeira, que já em 2006 havia integrado a organização do evento realizado em Macau.

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, residiu em Macau entre 2002 e 2008, onde começou por desempenhar funções de assessoria de Chui Sai On, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura – que tutela o Desporto, Educação, Cultura, Turismo e Acção Social – do Governo daquela região administrativa especial da China.

João Ribeiro, 31 anos, assessorou o vice-presidente do Conselho Olímpico da Ásia (Manuel Silvério), colaborando ainda pontualmente com o Comité Olímpico de Macau, entre outras funções ligadas à área desportiva.

A segunda edição dos Jogos da Lusofonia está agendada para Lisboa de 11 a 19 de Julho de 2009, num evento em que são esperados mais de milhar e meio de atletas e oficiais de 12 países e regiões dos quatro continentes e que competirão em nove modalidades.

Nos jogos marcarão presença Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka.

Depois dos Jogos de Macau em 2006, que o presidente da comissão organizadora dos II Jogos da Lusofonia e do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, considerou de “um grande sucesso”, Lisboa irá receber a próxima edição com “expectativas altas”.

“É um grande orgulho para o movimento olímpico. Trata-se do maior evento multi-desportivo a organizar em Portugal nos últimos tempos em torno da lusofonia”, afirma Vicente Moura.

De acordo com o responsável pelo movimento olímpico português será uma oportunidade de “confraternizar e conviver com a comunidade de emigrantes em Portugal”, em torno de nove modalidades, acrescidos de uma competição paralímpica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo