Póvoa de Varzim, Sociedade

À descoberta da identidade europeia – Encontro Internacional de Jovens prestes a começar – P. Varzim

Entre 17 e 31 de Julho 45 jovens, acompanhados por 12 monitores, reúnem-se em Ueckermünde, Alemanha, para nova edição do Encontro Internacional de Jovens.
Esta edição é organizada pela Câmara Municipal de Eschborn, em colaboração com as autarquias participantes, onde se incluem a Póvoa de Varzim, Montgeron e Zabbar, e ainda com a Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.
“Bora lá viajar…!” é o mote deste encontro que proporciona o convívio entre jovens dos 14 aos 17 anos provenientes destas quatro cidades, que mantêm relações de amizade e geminação.
Aproveitando que se comemora o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o encontro deste ano tem como tema “À descoberta da Identidade Europeia”, e o seu programa inclui não só actividades lúdicas como também uma vertente cultural, desta feita dedicada ao pós II Guerra Mundial, o sub tema do Encontro.
Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, explicou que um dos objectivos deste encontro é levar os jovens participantes a descobrir a sua identidade enquanto cidadãos europeus, percebendo “o que os une e o que os separa”. Fazendo uso de uma realidade ainda bem presente na Alemanha, o pós II Guerra Mundial, os participantes vão visitar espaços relacionados com a temática, estando já agendada uma visita à capital Berlim, e participar em oficinas de trabalho para debater o tema e reflectir sobre ele. Fruto deste trabalho, os participantes são depois convidados a expressar as suas ideias de formas diversas, através de texto, pintura ou fotografia, sendo que no final todos os trabalhos vão dar azo a uma exposição. A partir do dia 26 decorrem as apresentações finais dos trabalhos desenvolvidos nesta edição do Encontro Internacional de Jovens, coincidindo este momento com as visitas de representantes de cada uma das cidades presentes, sendo a Póvoa de Varzim representada por Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Juventude.
As actividades lúdicas não faltam no programa, ou não contribuíssem estas para os muitos  momentos de confraternização que, certamente, vão ficar na memória de todos os participantes. Escalada, canoagem, cicloturismo, ténis de mesa, futebol, voleibol, arborismo, jogos interactivos, são apenas algumas das actividades programadas, aproveitando, assim, as excelentes condições de Ueckermünde. Esta cidade está localizada a norte da Alemanha, a 150 quilómetros de Berlim, fazendo fronteira com a Polónia. Hospedados num Centro de Jovens, os participantes vão desfrutar de uma paisagem de grande beleza natural, proporcionada pela lago Oder, onde desagua o rio que dá nome à cidade, Uecker. 
Organizado desde 1988, o Encontro Internacional de Jovens tem como objectivo proporcionar o convívio entre jovens das quatro nacionalidades, promovendo a multiculturalidade e a cooperação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo