Póvoa de Varzim, Sociedade

Agroleite 2008 – feira do sector agrícola em Rates – P. Varzim

Entre 17 e 20 de Julho a vila de S. Pedro de Rates recebe a quinta edição da Agroleite, importante feira do sector agrícola, organizada pela LEICAR – Associação dos Produtores de Leite e Carne, com o apoio da autarquia.
A feira abre sempre às 10h00 e decorre na instalações da Leicar, contando com um programa de onde se destaca o concurso da Raça Holstein frísia, sendo que a primeira parte deste concurso tem lugar no dia 19, às 14h30, e a segunda parte no dia 20, às 10h30, com a eleição da “Vaca Grande Campeã”. De forma a incentivar a produção de leite e o seu melhoramento qualitativo, a Agroleite volta a apostar no já tradicional leilão de novilhas de genética apurada, a ter lugar na tarde de domingo.
Seminários e colóquios técnicos são outra das vertentes deste certame, que assim se assume como veículo de divulgação de temas actuais que preocupam o sector leiteiro. Assim, no dia 17, às 14h30, tem lugar, no auditório da Leicar, o seminário  “PRODER –  Modernização e capacitação das empresas”, sendo que três colóquios técnicos, novamente no auditório, marcam o programa para dia 18. O primeiro é às 14h45, da Cevargado, com o tema “Licenciamento das explorações agro-pecuárias”, o segundo às 16h30, da Pfizer, sobre “Recria de vitelas” e o último, às 17h30, também da Pfizer, sobre a “Importância do período de secagem no controle de mamites”. No dia 19 tem lugar uma demonstração prática sobre o tratamento de cascos bovinos, às 11h00.
As noites ficam reservadas à animação musical, que começa sempre às 21h00, com um Festival de Folclore no dia 17, a actuação do Grupo Musical Mano a Mano no dia 18 e o Grupo Raízes do Minho e cantares ao desafio no dia 19.
Para além da exposição de máquinas e serviços agrícolas, a Agroleite aposta também na promoção de produtos regionais, com a presença de quatro restaurantes onde não faltam as carnes de raças bovinas autóctones, e de expositores certificados que trazem lacticínios, charcutaria, mel, vinhos, azeite, doçaria, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo