Santo Tirso, Sociedade

NAID inaugura sala de Snoezelen para reabilitação – Santo Tirso

O Núcleo de Apoio à Integração do Deficiente (NAID) de Santo Tirso vai dispor, a partir do próximo dia 16 de Julho, de mais um espaço para reforçar o bem-estar dos jovens que o frequentam! Nessa data, vai ser inaugurada a sala de SNOEZELEN (uma inovação no nosso país), um novo espaço adaptado para a multideficiência e que vai permitir um ambiente de relaxamento e a emergência de emoções positivas. Simultaneamente, será apresentada uma estrutura de Futebol de Mesa, adaptada a pessoas com mobilidade condicionada, para enriquecer os tempos livres dos seus jovens utentes. A inauguração está a marcada para as 10h00. O investimento global, que envolve obras de adaptação do espaço e aquisição dos equipamentos, ronda os € 82 000. 

Através da oferta de estímulos sensoriais, tais como os efeitos de música, a luz, a estimulação táctil e os aromas, a sala de Snoezelen está, acima de tudo, relacionada com a fisioterapia. Uma cama de água musical, um tapete Via Láctea, fibras ópticas, colunas de água, um painel interactivo e uma bola de espelhos giratória são apenas alguns dos equipamentos que o espaço vai disponibilizar, tendo como objectivos o relaxamento, a estimulação visual e táctil e a movimentação, entre outros.  

Os utentes terão acesso ainda à hidromassagem, uma terapia com recurso aos efeitos benéficos da água. A sua acção dinâmica e térmica sobre a pele, tecidos e articulações do corpo, permite um alívio da dor e espasmo muscular; relaxamento físico e psíquico, facilitador do tratamento da ansiedade; reeducação de músculos paralisados; fortalecimentos dos músculos e desenvolvimento de sua resistência; aumento da circulação e das condições da pele; maior independência do paciente, melhorando sua auto-estima; aumento da extensibilidade do tecido colagénio e diminuição da rigidez articular. À medida que a dor é aliviada, o paciente é capaz de se mover com maior conforto e ocorre um aumento de amplitude de movimento das articulações. Combinados com os efeitos do calor, a flutuação habilita a que se alcance uma maior amplitude de movimento.  

Neste mesmo dia 16 de Julho, será apresentada também a estrutura de Futebol de Mesa. Neste caso, os conhecidos matrecos, vão estar adaptados a pessoas com mobilidade condicionada através do aumento da altura e comprimento da mesa, para possibilitar o acesso a quatro jogadores, utilizadores de cadeira de rodas; uma barra acrílica à volta do campo, que permite a visão de jogo na posição de sentado; manípulos de controlo das barras rotatórias, de cabo engrossado e na posição horizontal, paralela à mesa de jogo e um tubo condutor, para posicionamento da bola no meio campo. O jogo tem o mesmo objectivo de manipular bonecos presos a barras, possibilitando “jogar futebol” numa mesa. Os jogadores usam figuras montadas em barras rotatórias para “chutar” uma bola até à baliza adversária. A iniciativa vai permitir aos utentes do NAID, que são actualmente 46, o enriquecimento dos seus tempos livres. 

O QUE É E ONDE FICA O NAID 

Inaugurado em Novembro de 2003, o Núcleo de Apoio à Integração do Deficiente (NAID) é um equipamento municipal criado para responder à problemática da deficiência nas suas diferentes dimensões, como a ocupação, formação e inserção sócio-profissional dos seus jovens adultos (com idade superior a 16 anos) utentes e formandos.

Na construção deste equipamento social, a Câmara Municipal de Santo Tirso investiu cerca de 1, 4 milhões de euros.

Dispondo de uma área de utilização de 1 900 m2, o NAID acolhe diariamente 16 jovens em formação profissional e outros 30 em centro de actividades ocupacionais (CAO).

O NAID está instalado no Loteamento Industrial Municipal de Fontiscos, junto à rotunda da saída de Santo Tirso na A3. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo