Sociedade, Trofa

DNA Trofa – Agência de Inovação e Incubação apresentada a 15 de Julho

A Câmara Municipal da Trofa apresenta a 15 de Julho, terça-feira, às 11h00, na sala de trabalho da Academia Municipal da Trofa – Aquaplace (Piscinas Municipais) o projecto DNA Trofa – Agência de Incubação e Inovação da Trofa – uma associação com fim económico não lucrativo.
 
Trata-se de um projecto inovador que lança um conceito de apoio ao empreendedorismo ágil, original e mais adequado às novas exigências do século XXI. A Trofa adopta assim um conceito único e singular que já está a ser implementado em Cascais com grande sucesso.
 
A agência DNA Trofa dinamizará, além da Câmara Municipal, também a Associação Empresarial do Baixo Ave, grandes empresários da região e instituições financeiras, além de entidades como o IAPMEI ou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
 
A DNA TROFA tem como objectivo a constituição, promoção e desenvolvimento de uma incubadora de base tecnológica destinada a apoiar a instalação de empresas de base tecnológica, criando as condições necessárias para o desenvolvimento do empreendedorismo, promovendo actividades económicas e sustentáveis.
 
Na apresentação pública da DNA Trofa estarão, além do Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Bernardino Vasconcelos, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o Presidente da Federação Nacional de Associação de Business Angels, Francisco Banha, o representante do IAPMEI, bem como várias Instituições Financeiras Nacionais, a Faculdade de Engenharia do Porto, e ainda grandes empresários do Concelho da Trofa como Luis Portela da Bial, Daniel Figueiredo da Mecanarte, Filipe Vilanova da Salsa, Paulo Sousa da Proef, Pedro Silva da Ricon, entre outros.
 
Esta nova concepção baseia-se no conceito cientifico da molécula de DNA, aglutinando os vectores estratégicos ligados ao investimento e desenvolvimento empresarial combinando-os e recombinando-os entre si de forma a fortalecer o tecido económico local.

A DNA TROFA tem por objecto contribuir, por todos os meios adequados, para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência para a promoção do empreendedorismo jovem e social no Concelho da Trofa, apostando em eixos de actuação para captar, fixar e desenvolver competências e conhecimentos, através da promoção e estímulo da criatividade, competitividade e inovação.
 
No âmbito da Agência DNA Trofa poderão ser criados num futuro próximo: Ninhos de Empresas; Bancos de Ideias; Concursos de Ideias sobre empreendedorismo; clínicas de gestão; seminários, conferências, visitas de estudo e outras actividades similares; estágios no meio profissional e intercâmbio internacional de informação sobre empreendedorismo.
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo