Desporto, Póvoa de Varzim, Sociedade

Capital Radical: evento atrai milhares de pessoas – P. Varzim

Foram milhares de pessoas que durante o dia de ontem se concentram entre o Passeio Alegre e o Porto de Pesca para admirar e experimentar a variedade de equipamentos e actividades que o Capital Radical oferece.
Desde o meio-dia que o Lota Skate Parque atrai as atenções do público para as hilariantes habilidades dos profissionais de skate que estão em competição na 2ª etapa do Circuito Nacional Etnies Skate. São 160 os jovens inscritos nesta prova onde estão em disputa os títulos de Campeão Nacional em três categorias: profissional, amador e iniciante, sendo que este último escalão conta com cerca de 75 participantes.
Dulce Pereira, do Radical Skate Clube, que desde o primeiro ano do Capital Radical, em 1997, não perde uma deslocação à Póvoa, está muito satisfeita com a forma como tudo está decorrer afirmando que o facto de haver mais atletas iniciantes do concelho e arredores a participarem este ano na prova se deve ao facto da cidade dispor desde Abril do Lota Skate Parque, um espaço que apresenta excelentes condições para a recepção do circuito e que atraiu mais jovens à prática da modalidade. “É natural que para o ano haja surpresas, com a categoria amador bem mais forte e futuros campeões poveiros na modalidade”, acrescentou Dulce, aproveitando para partilhar uma novidade da comunidade skater, a presença feminina nas competições visto que não é muito comum haver meninas a competir na zona Norte do país.
A responsável do Radical Skate Clube revelou ainda que entre os inscritos, encontram-se os melhores a nível nacional, inclusive o campeão nacional Ruben Gamito que no ano passado ficou em primeiro lugar na categoria de profissionais aqui na Póvoa de Varzim e Ricardo que é o vencedor da 1ª etapa que decorreu em Torres Vedras. Findas as eliminatórias, são esperadas as finais que irão decorrer durante a tarde de amanhã, a partir das 14h00, e às quais se segue o “best trick, uma competição de 30 minutos na qual participam os dez melhores skaters desafiados a fazerem a melhor manobra num único obstáculo.
A curiosidade está centrada no Extreme Water Show, um espectáculo que, contrariando a força do vento que se faz sentir, impulsiona os profissionais a saltarem para água a cerca de 25 metros de altura. Se o tempo assim o permitir, às 21h30 volta a repetir-se a exibição, que terá lugar novamente amanhã às 15h30 e às 16h30.
Ainda hoje, pelas 22h30, o grupo Semente promete aquecer a cidade assolada pelo vento forte com os ritmos quentes numa animada actuação de dança.
Para o último dia do evento, são esperadas mais surpresas, no Espaço Atracção (Tenda do Passeio Alegre), onde estarão duas figuras ligadas ao desporto: Álvaro Parente, do automobilismo e Ricardinho, jogador da Selecção de Futsal, disponíveis para uma sessão de autógrafos, às 15h30, seguida de demonstrações dos profissionais nas respectivas modalidades.
Outras grandes novidades deste ano que atraem imensas pessoas, principalmente os mais novos, proporcionando-lhes momentos inesquecíveis, são a Pista de Gelo, no Auditório da Lota, as paredes de escalada, no Passeio Alegre e o Air Bungee e o Bike Looping, no Porto de Pesca.
Hoje, os vários espaços funcionam até às 24h00 e, amanhã, entre as 10h00 e as 24h00, sendo que para qualquer informação poderá dirigir-se, neste horário, ao stand de apoio da Casa da Juventude, no Passeio Alegre, que para além de prestar serviço de secretariado, é também posto de venda de material promocional do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo