Cultura, Santa Maria da Feira

Viagem medieval mobiliza comércio local – Sta. Maria da Feira

Os comerciantes de Santa Maria da Feira foram desafiados a adaptar a sua actividade à época recriada pela edição deste ano da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a decorrer entre 01 e 10 de Agosto.

“O objectivo é envolver o comércio local no espírito desta recriação medieval”, afirmou à Agência Lusa o vereador Amadeu Albergaria, da Câmara de Santa Maria da Feira.

Destacando-se “pelo rigor histórico e pela dimensão”, a viagem medieval lançou o concurso “Estabelecimento Medieval Oficial”, que surge como “mais um sinal de mobilização da comunidade local” em torno da iniciativa.

“Os comerciantes são desafiados a adaptar a sua actividade à época medieval, através da decoração do interior do estabelecimento, da montra e fachada, bem como a utilização de trajes medievais”, explicou o autarca.

O certame – considerado um dos maiores do género na Europa – vai reproduzir uma época agitada de perseguição e guerra civil na década de vinte do século XIV, numa altura em que era alcaide do Castelo da Feira, Gonçalo Rodrigues de Macedo.

A recriação história – em pleno reinado de D. Dinis – conta como habitualmente com música, dança, malabarismo, cuspidores de fogo, manipulação de objectos, espectáculos e as mais diversas personagens medievais.

Promover o centro histórico e comercial da cidade, valorizando as formas tradicionais de comércio e os produtos locais, continua a ser uma das apostas dos organizadores do evento, que foi distinguido pelo Turismo de Portugal.

A 12ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é apresentada sexta-feira, em conferência de imprensa, nos claustros do Museu Convento dos Lóios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo