Desporto, Oliveira de Azeméis

Selecção nacional de basquetebol prepara participação para “Europeu” – Oliveira de Azeméis

A selecção portuguesa masculina de basquetebol sub-18 participa este fim-de-semana, em Oliveira de Azeméis, num torneio internacional que serve de preparação para o Campeonato Europeu da categoria.

A competição – promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol – conta ainda com a participação das selecções da Galiza (Espanha), Holanda e Portugal (sub-20).

O torneio, com o apoio da Câmara de Oliveira de Azeméis, decorrerá no pavilhão Dr. Salvador Machado ao longo dos dias 11, 12 e 13 de Julho.

“A competição, além de preparar a equipa nacional para o “Europeu” da categoria, permitirá a divulgação do basquetebol numa cidade com fortes tradições no sector como é Oliveira de Azeméis, apesar de hoje estar a disputar a modalidade num plano secundário”, disse o vice-presidente da autarquia, Albino Martins.

“Queremos manter viva a modalidade entre nós e por isso decidimos apoiar esta iniciativa, quer dando o nosso contributo ao basquetebol nacional, quer divulgando a modalidade entre os jovens”, afirmou o autarca.

“Temos muitos jovens a praticar basquetebol na União Desportiva Oliveirense e a presença das selecções de Portugal, Galiza e Holanda será um incentivo para levar o público ao pavilhão onde se realizam os jogos”, acrescentou.

O atleta da Oliveirense José Barbosa integra o lote de jogadores da selecção tendo a oportunidade de, pela primeira vez, representar as cores nacionais.

O torneio inicia-se na sexta-feira com a realização do encontro Portugal (sub-18) – selecção da Galiza, às 21:00.

A selecção portuguesa entra novamente em acção no dia seguinte, às 16:30, para defrontar a Holanda. Portugal joga ainda nesse dia ao final da tarde (18:30), mas na categoria sub-20 para defrontar os espanhóis da formação da Galiza.

No domingo, último dia da competição, as duas selecções portuguesas defrontam-se a partir das 11:30 terminando o torneio às 18:00 com o encontro Portugal (sub-20) -Holanda.

Uma semana após o torneio de Oliveira de Azeméis, a Federação Portuguesa de Basquetebol promove em Espinho outro torneio de preparação, desta vez envolvendo a selecção de sub-20 e as formações da Tunísia, País Basco e Holanda. Os jogos realizam-se nos dias 18 e 20 de Julho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo