Cultura, Santo Tirso, Sociedade, Turismo

Santo Tirso em festa atá 13 de Julho

As Festas de S. Bento, uma romaria pagã, de raízes muito profundas, chamam anualmente à cidade de Santo Tirso devotos de todos os cantos do país. O programa das festas – que, este ano, decorrem até ao próximo domingo, dia 13 de Julho – está repleto de actividades, onde o sagrado e o profano se interligam.

MILHARES DE PEREGRINOS VENERAM S. BENTO
Amanhã, dia 11 de Julho, como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. Logo a partir das 5 horas, as estradas e vias enchem-se de caminhantes que vão cumprir as suas promessas. Perante este anormal fluxo de pessoas (ainda por cima tratando-se do feriado municipal), a Câmara Municipal já solicitou à PSP, GNR, PM e aos Bombeiros o reforço de meios no terreno.
 
A devoção a S. Bento é milenar e manda a tradição que as promessas ao santo devem ser pagas com cravos brancos, ovos ou sal, já que grande parte da sua popularidade se ficou a dever à cura de verrugas ou “cravos” na pele, e ainda ao auxílio que prestava aos partos difíceis… Por isso é que as missas para cumprimento de promessas se repetem ao longo de todo o dia 11. As primeiras missas estão agendadas para as 6h30 e 8h00 da manhã (as mais concorridas), seguindo-se depois mais três missas às 10, 12 e 19 horas (esta, a missa solene em honra de S. Bento) para dar resposta aos milhares de peregrinos e residentes.
 
CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS
No âmbito das comemorações do 23º Aniversário da Cidade de Santo Tirso relevaremos a já tradicional cerimónia de Recepção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas (amanhã, sexta-feira, dia 11 de Julho, às 18h30, no salão nobre da CM que inclui um jantar volante a ser servido às comitivas estrangeiras pelas 20h30, na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento) e ainda a Eleição da Princesa e Rainha do Vinho Verde (domingo, dia 13, às 16 horas, no Largo Abade Pedrosa) numa iniciativa em que também participam as comitivas dos municípios geminados com Santo Tirso.
 
Numa outra iniciativa – e porque em 2008 se assinalam os “20 Anos da Geminação Santo Tirso/Gross-Umstadt” – o comité de geminação entre as duas cidades, promove um concurso de fotografia, no qual todos os habitantes das duas cidades podem participar, sob o lema de: “O olhar do cidadão sobre as cidades geminadas”. Este concurso de fotografia tem por objectivo principal incentivar os habitantes das duas cidades, Santo Tirso e Gross-Umstadt, a promover, através de suporte fotográfico, as suas terras, retractando-as e documentando-as nas suas características, nos seus monumentos, nos seus habitantes, ambiente natural, eventos culturais, associações culturais, desportivas e recreativas, através de uma exposição fotográfica. Numa acção complementar, vão actuar em Santo Tirso (no mesmo âmbito e incluídas no programa das Festas de S. Bento, dia 12, às 21h00, na Praça dos Carvalhais) os seguintes grupos alemães: OWK-tanzgruppe e OWK-kapelle.
 
 
PONTOS ALTOS NA ANIMAÇÃO MUSICAL
No que se refere à animação musical das Festas de S. Bento temos que: Marco Paulo (hoje, quinta-feira, dia 10 de Julho, às 22 horas, na Praça 25 de Abril), Blasted Mechanism (amanhã, sexta-feira, dia 11 de Julho, 22 horas, Praça 25 de Abril) e Anjos (sábado, dia 12 de Julho, às 22 horas, Praça 25 de Abril) serão naturalmente os cabeça de cartaz, enquanto, as “TUNAS ACADÉMICAS” e os “FADOS DE COIMBRA” prometem animar as restantes noites das festividades.
 
 
OS OUTROS EVENTOS
As actividades desportivas também vão estar em destaque, salientando-se o Torneio Internacional de Andebol (cerimónia de abertura, amanhã, dia 11 de Julho), o Concurso de Pesca Desportiva (sábado, dia dia 12, às 15 horas) que vai ter lugar no Ave, agora um rio mais limpo e onde já é possível pescar “carpas reais” com mais de 10 kgs., o Circuito Cicloturista (sábado, dia 12 de Julho, às 9 horas) e a Corrida de Carrinhos de Rolamentos (domingo, dia 13 de Julho, a partir das 10 horas).
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo