Cultura, Desporto, Póvoa de Varzim, Sociedade

Contagem decrescente para o Capital Radical – P. Vazim

É já amanhã que a Póvoa de Varzim se transforma no palco do grande evento radical que enche de aventura e adrenalina a nossa cidade. O Capital Radical acontece de 11 a 13 oferecendo um programa variado de actividades a decorrer em três espaços diferentes: interior do Porto de Pesca, Largo do Passeio Alegre e Praia.
O Extreme Water Show, que consiste em exibições de salto para a água feitas por profissionais no sábado e domingo à tarde, e o Show Car com Álvaro Parente serão só algumas das novidades previstas para esta edição do Capital Radical que juntamente com a Parede de Escalada estarão localizadas no Largo do Passeio Alegre. Neste local, também irá existir o Espaço Praia, uma tenda que encaminha até à Beach Zone, onde se concentram as actividades relacionadas com a praia e o mar, como o surf, o bodyboard e o kite surf. No areal haverá outra actividade em estreia neste evento, o Bossa Ball, uma espécie de futebol à mistura com outras modalidades desportivas, praticado sobre um insuflável, que irá com certeza atrair o público a este espaço.
O Porto de Pesca acolhe, sábado e domingo, a 2ª Etapa do Circuito Nacional Etnies Skate, uma organização do Radical Skate Clube em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Casa da Juventude. Esta é uma das provas do Nacional Etnies Skate 2008 mais aguardada pela comunidade skater, não só porque já existe tradição na passagem do Circuito na cidade poveira, mas também pela localização privilegiada, já que esta zona é um local de passeio e lazer por excelência e pela forte adesão do público, que se mostra bastante entusiasta e participativo. O Nacional Etnies Skate vai realizar-se no Lota Skate Parque, um espaço ‘oferecido’ recentemente, pela Câmara à grande comunidade de skaters da cidade. O novo skate Parque apresenta excelentes condições para a recepção do Circuito e tem tido um sucesso enorme junto dos jovens, que há muitos anos anseiam pela existência de um espaço que permita a prática destas modalidades.
Ainda no interior do Porto de Pesca, haverá o Espaço Divertimento, com vários equipamentos radicais dirigidos ao público de várias idades e uma pista de gelo, com actividades abertas à participação do público e que, pela primeira vez, marcam presença neste que é o maior festival radical do país.
A Biblioteca Humana também irá marcar presença no Capital Radical deste ano, no interior do Porto de Pesca, de sexta a domingo. Este é um projecto itinerante desenvolvido pela Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP) que em Junho já passou pela Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar e agora regressa à Póvoa de Varzim. Enquadrado na comemoração do Ano Europeu pelo Diálogo Intercultural, a Biblioteca Humana tem como propósito promover o diálogo entre jovens e a reflexão sobre a igualdade de oportunidades e interculturalidade no Espaço Europeu.  Para atingir este objectivo, a FAJDP irá preparar um espaço físico itinerante que funciona como uma biblioteca, onde os visitantes vão encontrar, ao invés de livros “normais”, Livros Humanos, isto é, pessoas que representam grupos frequentemente vítimas de estereótipos, preconceitos, discriminação e exclusão social. Os participantes vão ainda receber material informativo, pedagógico e lúdico e poderão também assistir a actividades de educação não-formal.
A música e a dança concentram-se no Palco de Passeio Alegre, às 22h00, sendo que dia 11, irá decorrer o concerto dos Slimmy, sábado, 12, irão actuar os Semente e na última noite haverá lugar para mais um espectáculo da Associação Nós da Dança, Palco de Verão 2008.
No dia 11, os vários espaços funcionam entre as 15h00 e as 24h00 e, nos dias 12 e 13, entre as 10h00 e as 24h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo