Desporto, Matosinhos

Conselho Consultivo do Desporto reuniu pela primeira vez – Matosinhos

O Conselho Consultivo do Desporto reuniu pela primeira vez, no passado dia 28 de Junho, nos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e dos Administradores da Matosinhos Sport, EM, Prof. António Rijo e Engª Helena Vaz. Durante este encontro, foi apresentado o funcionamento deste órgão. E foi também aprovada a composição da comissão delegada bem como do regimento.

Como órgão consultivo e independente, compete ao Conselho Consultivo do Desporto a emissão de pareceres sobre as candidaturas apresentadas pelos agentes desportivos, o cumprimento dos protocolos e dos contratos-programa em execução, bem como sobre outras matérias desportivas que lhe forem apresentadas pelos órgãos municipais.

É função da Câmara Municipal definir e desenvolver uma política que promova o aparecimento e a realização de projectos desportivos, de iniciativa dos cidadãos, de reconhecida qualidade, e de interesse para o Município de Matosinhos.

A Câmara Municipal, através da Matosinhos Sport, E. M., pretende ver aumentada a participação dos cidadãos na actividade desportiva, estimular a adopção de estilos de vida activos e saudáveis, contribuir para a melhoria dos índices de condição física da população e favorecer uma cidadania activa, responsável e solidária, centrada no movimento desportivo.

Com a criação das normas do apoio ao associativismo, pretende-se a construção de uma nova estratégia de desenvolvimento desportivo, assumida como objectivo comum e só alcançável através da parceria activa, do esforço conjunto, e do trabalho contínuo, de todos os agentes desportivos do Concelho.

A necessidade de um mecanismo regulador, na área desportiva, sustenta e justifica a determinação de estipular, de forma clara e concreta, as regras de apoio a projectos de desenvolvimento desportivo a promover pelos agentes desportivos, em parceria com a Câmara Municipal.

Foi com esta motivação, resultante da vontade da autarquia em envolver todos os agentes desportivos na construção de uma política desportiva participada e articulada, que nasceu o Conselho Consultivo do Desporto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo