Oliveira de Azeméis, Sociedade

Parcerias facilitam a requalificação de via fundamental – Oliveira de Azeméis

A circulação de pessoas e automóveis na rua 5 de Outubro saiu reforçada com a inauguração das obras de requalificação do troço que atravessa o centro da freguesia de Cesar, concelho de Oliveira de Azeméis.  
A melhoria viária, que ascendeu a 262 mil euros, dos quais 140 mil suportados pela câmara, resultou de uma melhoria entre a autarquia e a junta de freguesia local.  
“Esta é uma obra importante que elimina um estrangulamento da via que atravessa o coração da vila de Cesar”, afirmou na cerimónia de inauguração o presidente da edilidade, Ápio Assunção. 
Os proprietários de alguns terrenos foram solidários com o investimento cedendo alguns terrenos para que a obra fosse possível. A parceria mereceu elogios do autarca para quem a política de aproximação com as juntas de freguesia “produz frutos muito claros”.

“As juntas de freguesia nunca serão para mim um obstáculo mas sim parcerias”, admitiu Ápio Assunção considerando que elas “se encontram na primeira linha da reivindicação mas também na primeira linha da solidariedade pois conseguem compreender os constrangimentos e as dificuldades em que vivemos”. 
“A colaboração da população é fundamental para se concretizar obras como esta”, sublinhou o presidente da junta de freguesia ao referir-se à cedência gratuita de terrenos.

A requalificação da rua 5 de Outubro incluiu a introdução de rede de águas pluvias,  a pavimentação da via, a execução de dois mil metros quadrados de passeios, a demolição de uma habitação e a cedência de terrenos. 
Para Hermínio Loureiro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis (AM), a melhoria promovida pela autarquia e junta de freguesia reflectir-se-á no dia a dia quer da população de Cesar quer das populações das freguesias envolventes. 
“A obra é um sinal claro do desenvolvimento que tem ocorrido nos últimos anos”, referiu Hermínio Loureiro destacando “o espírito empreendedor da junta de freguesia”, em particular do seu presidente “que nunca está resignado, mantendo um nível de exigência muito elevado”.  
O presidente da AM de Oliveira de Azeméis fez um agradecimento especial à população de Cesar pelo seu contributo para o desenvolvimento local, assinalando a “relação de excelência entre a junta de freguesia e a população e entre a Câmara e a junta de freguesia”.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo