Desporto, Póvoa de Varzim

Póvoa recebe Liga Europeia de Voleibol

                A Póvoa volta a receber um evento desportivo de grande dimensão.
                De 11 a 13 de Julho joga-se no Pavilhão Municipal o 5º torneio da Liga Europeia de Voleibol 2008, que se iniciou em Junho, em Zilina, na Eslováquia.
                    No dia 11 há dois jogos. O primeiro, às 16h00, opõe Holanda e Grécia e o segundo, às 18h30, é disputado pelas equipas da Grã Bretanha e Portugal. No dia 12, às 14h30, a Grã Bretanha volta a jogar, desta vez contra a Holanda e, às 17h00, é a vez do Portugal – Grécia. No último dia, a Grécia joga contra a Grã Bretanha, às 14h30, e a encerrar às 17h00, a equipa portuguesa defronta a holandesa. Da Póvoa, a Liga Europeia segue para a Turquia, onde termina, nos dias 19 e 20 deste mês com a disputa dos jogos da Final Four.
                A Europa continua a ser o continente mais forte a nível de selecções, pelo que as competições organizadas sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol são sempre marcadas por uma enorme competitividade. A Liga Europeia de 2008 não foge à regra e se, na última edição, o equilíbrio imperou até ao fim, até aos renhidos 20/18 do jogo da final, em que a Espanha arrebatou o título de campeão ao vencer Portugal num jogo dramático e muito emotivo, este ano tudo redobra de interesse.
              A Liga Europeia de Voleibol 2008 está dividida em duas poules. Portugal ficou inserido na Poule A, juntamente com outros dois dos mais fortes candidatos à vitória final, a Holanda e a Grécia, bem como a Eslováquia. Os holandeses venceram a Liga Europeia em 2006, ano em que os gregos foram terceiros classificados. Os eslovacos foram terceiros classificados em 2007, em Portimão, ano em que os portugueses se bateram pela vitória com os espanhóis.
                Na Poule A serão realizados cinco torneios, organizados por cada um dos países participantes. Portugal organiza, na Póvoa de Varzim, o 5.º Torneio, onde o belga Willi Bruninx será o Supervisor da Confederação Europeia de Voleibol, enquanto a arbitragem estará a cargo de Mario Bernaola (Espanha), Marcello Cammera (Itália), Philippe Schurmann (Liechtenstein) e Yanick Chaladay (França).
              Na Poule B, composta pela selecções  da Alemanha, Turquia, Bielorrússia e Áustria, haverá apenas quatro torneios e a Final Four está agendada para os dias 19 e 20 de Julho em Bursa, na Turquia. Na última edição da Liga Europeia, Portugal foi o organizador da Final Four, que decorreu em Portimão, e a Selecção Nacional foi vice-campeã, ao perder com a Espanha.                                  

Artigo AnteriorPróximo Artigo