Cultura, Santo Tirso, Sociedade

Munícipe de Santo Tirso constrói sozinho e durante mais de quatro anos Veleiro em aço Hout bay 33

Francisco Rego, munícipe de Santo Tirso com 42 anos de idade, acaba de construir sozinho – numa tarefa árdua que se prolongou por quatro anos – o seu veleiro em aço tipo HOUT BAY 33. Para que esse desiderato fosse possível este auto-construtor tirsense contou com o importante apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso ao disponibilizar-lhe graciosamente um espaço para que o trabalho de construção e de montagem decorresse nas melhores condições. 

Francisco Rego diz-se um apaixonado pelo mar, tendo começado a dedicar-se desde muito cedo (aos 12 anos já fazia pesca submarina) à arte de bem navegar. Se é verdade que possui actualmente um casco em fibra com 60cv que faz 35 nós, ainda se lembra do seu barco tradicional com vela latina (17 anos), do seu semi-rígido e do kaiak de mar com o qual, ainda agora, gosta de fazer percursos razoavelmente longos, tipo Póvoa-Leça ou Esposende-Póvoa, sempre em solitário.  

Após exploradas as potencialidades do Kaiak (que são muito mais vastas do que se poderá imaginar) este aventureiro tirsense resolveu-se pela construção de uma embarcação dotada de maior autonomia e a vela. A ideia da auto-construção em aço (o mais sólido e mais barato material de construção naval) surgiu logo de seguida. Depois de frequentes consultas na Net (conversando com arquitectos e analisando projectos e planos de navegação, Francisco Rego optou pela construção de uma embarcação à vela tipo tradicional com carangueja e pau de bujarrona que além de solidez comprovada tem a vantagem do preço já que as peças do aparelho vélico podem ser todas construídas ao invés de compradas. A decisão final recaiu no Hout Bay 33 (do Arq. Dudlei Dix), um barco de viagem, que não sendo um sprinter, é um fundista fiável e resistente.  

O barco vai estar em exposição na Praça 25 de Abril nos dias 5 e 6 de Julho. 

Para mais esclarecimentos (e quatro anos de muitas histórias) contactem Francisco Rego: 917 839 639 

Artigo AnteriorPróximo Artigo